No primeiro dia da sua visita ao Canadá, a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, esteve no Consulado Honorário de Winnipeg, onde foi recebida pelo Cônsul Honorário, Paulo Jorge Cabral.

Seguiu-se uma visita à Associação Portuguesa de Manitoba. Para além de um salão de Bingo e um parque de campismo, uma das iniciativas de referência desta associação é uma escola para o ensino da língua portuguesa, um projeto interrompido pela pandemia e que associação está apostada em reabilitar.

Da APM Berta Nunes e comitiva seguiram para a paróquia da Imaculada Conceição, erguida em 1980 pela comunidade portuguesa e que hoje é frequentada por cerca de 700 famílias portuguesas, servindo como espaço congregador desta comunidade.
Durante a tarde, Berta Nunes visitou o Lar de Santa Isabel, uma instituição criada há 35 anos por iniciativa conjunta da Igreja da Imaculada Conceição, da Associação Portuguesa de Manitoba,  da Associação do Minho de Winnipeg e da Associação dos Comerciantes e Profissionais Portugueses de Winnipeg, para dar uma resposta social aos portugueses idosos ou mais vulneráveis.

Seguiram-se os encontros com o minister Kelvin Goertzen, responsável pelas relações internacionais, no edifício da Assembleia Legislativa, e com o Mayor da Cidade de Winnipeg,  Brian Bowman, na Câmara Municipal de Winnipeg. Um dos focos em ambos os encontros foi o ensino da língua portuguesa no Canadá.

O primeiro dia da visita terminou com um jantar  na Casa dos Açores, a que se seguiu a assinatura de um protocolo de Escola Associada Camões I. P. entre o Camões, I.P. e a Associação Portuguesa de Manitoba.

Este último encontro do dia foi ainda pretexto para homenagem a três associações portuguesas, a Casa dos Açores de Winnipeg, a Casa do Minho de Winnipeg e a Banda Lira de Fátima, e para a entrega da Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas ao Sargento Pedro Aires Correia, presidente do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes por Portugal.

Por fim, foi ainda prestada homenagem a um professor de português, José Luís Simões Delgado, e foram doadas duas bibliotecas PIL (Plano de Incentivo à Leitura) à Associação Portuguesa de Manitoba e à Universidade de Winnipeg.

Acompanharam Berta Nunes ao longo do dia o Embaixador de Portugal em Ottawa, João da Câmara, o Cônsul-Geral de Toronto, José Manuel Carneiro Mendes, o Vogal do Camões I. P., João Neves, e o Coordenador do Ensino de Português no Canadá, José Pedro Ferreira.
A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes visita a comunidade portuguesa de Manitoba
Texto e Fotos: GabSECP - 2021NOV03
WINNIPEG WEATHER / METREOLOGIA