FESTAS DO SENHOR SANTO CRISTO DOS MILAGRES  EM WINNIPEG, CANADÁ

Texto de Paulo Jorge Cabral - 2016-04-17
Fotografias: Cláudia Moniz, Fátima Sousa, Paula Silva e Tony Soares

Celebrada há mais de três séculos com grande devoção em Ponta Delgada, a festa em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres é uma das maiores manifestações religiosas nos Açores e no país, cujo culto há muito se estende a outras ilhas e locais onde vivem açorianos, tornando-se um “culto muito próprio” destas gentes.

A festa religiosa ao “Ecce Homo” decorreu em Winnipeg a 16 e 17 de Abril na paróquia da Imaculada Conceição, este ano duas semanas mais cedo que a sua congénere em Ponta Delgada, que se celebra no quinto domingo após a Páscoa.

Antecedente às festas realizou-se o Tríduo preparatório, que este ano contou com a pregação do Padre Tiago Coloni, coadjutor da referida paróquia da Imaculada Conceição.

No sábado (16) não se realizou a tradicional mudança da Imagem do “Ecce Homo” devido à intensa chuva que se fez sentir naquela tarde. A procissão que normalmente é acompanhada por muitos fiéis e pela Banda Filarmónica Lira de Fátima, percorre as ruas circundantes ao complexo da Igreja da Imaculada Conceição. Seguiu-se missa solene presidida pelo referido Padre Tiago Coloni, coadjuvado pelo Pároco Padre André Lico.

Após o serviço religioso, no salão de festas deu-se início ao arraial com a atuação dos cançonetistas locais Jordan Correia, Luís e Susie Salsa, concerto pela Banda Lira de Fátima, exibição do rancho folclórico da Casa do Minho, atuação do grupo “Indo Tropical Dancers” e como cabeça de cartaz o artista, músico, compositor e produtor João Pimentel que abrilhantou o baile.

No domingo (17) pelas 15 horas realizou-se a missa solene presidida pelo Padre Tiago Coloni e concelebrada pelo Padre André Lico seguindo da tradicional procissão que percorreu as ruas adjacentes à igreja da Imaculada Conceição, num final de tarde muito frio, e  na altura em que a chuva parou depois de um dia cheio de aguaceiros.

Participaram nesta procissão muitos fiéis, membros do clero, o Cônsul de Portugal em Manitoba, Paulo Jorge Cabral e esposa, representações de várias organizações comunitárias, acompanhadas pelos seus presidentes e diretores, como diversos grupos leigos associados à paróquia da Imaculada Conceição.

A par do que aconteceu na noite do dia anterior o arraial contou novamente com atuação de Jordan Correia, Luís e Susie Salsa, José Cabral, atuação do dois Ranchos da Associação Portuguesa de Manitoba, exibição do rancho folclórico juvenil “Ilhas de Bruma” da Casa dos Açores, concerto pela Banda Lira de Fátima, e atuação do conceituado artista João Pimentel.

A apresentação do programa esteve a cargo de Agostinho Bairos.
www.portugueseinmanitoba.com
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba, Canadá