FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

Reportagem: Texto: Agostinho Bairos - Fotografias: Fátima Sousa - 09.DEZ.2017
No Sábado, dia 9, após a missa das 5 da tarde um grande número de famílias tomou parte no Jantar Anual da paróquia. A decoração do salão e a preparação da refeição esteve, uma vez mais, ao cuidado da família Oliveira, sob a orientação da sua matriarca, a senhora Conceição. Os jovens, na maioria da família, serviram o jantar.

A parte recreativa consistiu de canções em várias línguas pelo conjunto San Carlos [ Sandra Rezendes e Carlos Vieira].  A jovem Matilde Almeida, acompanhada por Henrique Braga, apresentou também 3 canções.

Esteve presente o cônsul de Portugal, Senhor Paulo Cabral, e sua esposa assim como representantes das várias organizações comunitárias e também o casal brasileiro Paola e André Ruwer, convidados de honra, que muito apreciaram o convívio e a estima que temos pela equipe da comunidade missionária. A Liga dos Combatentes, na pessoa do seu presidente, Sr. Pedro Correia e do tesoureiro, Senhor Albino Felizardo, ofereceu ao seu capelão uma placa comemorativa e uma oferta monetária.

O padre André agradeceu, em português e em inglês, a presença de todos e a generosidade da família Oliveira e de quantos ofereceram o seu contributo voluntário para que a novena, a festa, o convívio e o jantar pudessem ter sido um sucesso.
Na Quarta-feira, dia 29 de Novembro, teve início a novena de preparação para a Solenidade da Imaculada Conceição, Rainha e Padroeira de Portugal e também padroeira da paróquia portuguesa de Winnipeg.

Monsenhor Orlando Aparecido de Souza Panacci, um dos fundadores da Comunidade Missionária Providência Santíssima, estava convidado para vir pregar a novena e a festa mas, infelizmente, ele não pode vir por motivos da doença do pai que faleceu no dia em que Monsenhor estava para chegar a Winnipeg.

Os pregadores foram os sacerdotes da paróquia: Rev. Padre André Lico e Rev. Padre Tiago Coloni que alternaram na celebração e pregação da novena que teve por tema “ Maria Caminha com o seu povo”. Como é já tradição, as pastorais e representantes das várias organizações comunitárias tomaram parte na novena, segundo a escala preparada para este ano. A igreja estava lindamente decorada e à frente da imagem de Nossa Senhora da Conceição,  colocada ao lado esquerdo do altar para assim estar mais próxima da Assembleia,  encontravam-se vários ramos de flores,  oferecidos pelas pastorais e organizações durante a semana.

Na Sexta-feira, dia 8 de Dezembro,  o Rev. Padre Lico celebrou a Missa Solene da nossa padroeira e também o décimo quinto aniversário da sua ordenação sacerdotal. Ao findar a missa foi lhe prestada uma homenagem e apresentada uma oferta em nome da paróquia e outra dum jovem casal do Sul do Brasil: Paola Luvizzetto Erwig Ruwer e André Collares Ruwer, que vieram até Winnipeg para celebrar o aniversário do padre André assim como o seu décimo aniversário de casamento. O Padre André, no dia 8 de Dezembro de 2007, ou seja no dia do quinto aniversário da sua ordenação,  e enquanto era pároco em Porto Alegre,  foi quem  presidiu  à  união matrimonial do casal.

Foi projetada uma linda apresentação sobre a vida do padre André com fotos dele e de sua família. Para concluir o padre Tiago interpretou as canções " Tu és sacerdote para sempre” e a “Família”, esta da autoria do padre Zézinho.

Após a missa houve um convívio no Salão Fitzgerald e uma vez mais os paroquianos trouxeram uma bela variedade de bolos e outras iguarias que foram partilhadas  e assim festejámos, em família,  o aniversário sacerdotal do nosso tão estimado pároco, que há quase seis anos tem sido para todos, sem distinção, um pai, um amigo e um irmão.
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba