Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
PARÓQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
FESTAS EM HONRA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

Por: Paulo Jorge Cabral - 2014-05-24
Fotografias: Dela Silva, Carlos Sousa e Cláudia Angélica Moniz
Realizaram-se em 23 e 24 de Maio passado, o Império da Festa (Pentecostes) em honra do Divino Espírito Santo, sediado na Paróquia da Imaculada Conceição, sob a mordomia de José Gravito e Mário Benevides, com o apoio de familiares e vários amigos.

Como é costume as celebrações iniciaram-se pelas 8 horas do sábado dia 23 de Maio, no salão paroquial da Igreja da Imaculada Conceição com a bênção da carne, pão, massa sovada e vinho, pelo Revendo Pároco Padre André Lico, que depois em forma de “Pensão” foram entregues aos irmãos que se encontravam presentes, e outras entregues ao domicílio por motivo de mobilidade dos referidos irmãos.

As festividades foram abrilhantadas por uma orquestra da Banda Filarmónica Lira de Fátima e os tradicionais foliões que cantaram temas alusivos ao Espírito Santo, enquanto os presentes saboreavam a massa sovada, com queijo fresco e café.

No sábado à noite, após a intervenção do Grupo Folclórico “Memórias da Nossa Terra” da Casa dos Açores”, atuou da Banda Lira de Fátima, seguindo-se a atuação do conjunto musical “Alvorada” de Winnipeg.

No Domingo (24) pelas 13 horas foi celebrada Missa Solene, presidida pelo Padre André Lico, que após à referida eucaristia procedeu-se à coroação, em que participaram várias mordomias representando as ilhas dos Açores, e este ano associou-se mais uma vez a mordomia representando a cidade de Lisboa.

De seguida o cortejo processional percorreu as ruas adjacentes à Igreja portuguesa, aonde se incorporou o Cônsul de Portugal em Manitoba, Paulo Jorge Cabral, e várias irmandades com as respetivas coroas e bandeiras, acompanhados pelos acordos da Banda Filarmónica Lira de Fátima, foliões de São Miguel.

Salientamos mais uma vez a participação das irmãs Vais (Adelaide Garcia, Fátima Dias, Geraldina e Altina Sousa), e um grupo de senhoras suas colaboradoras, carregando os tradicionais tabuleiros contendo as rosquilhas de massa tradicionais da Ilha do Pico, que posteriormente foram distribuídas por todos que se encontravam presentes na festa.

Mais uma vez a representação do Pico foi destaque incorporando-se a figura da Rainha do Cortejo, sendo elas Sabrina Silva e Sofia Silva, trajadas a rigor com capas lindíssimas, de cor azul e vermelho respetivamente, acompanhadas pelo Imperador representado por seu irmão Júlio Silva.

As festividades do Domingo continuaram com o arraial, foram servidas as tradicionais “sopas” do Divino Espírito Santo, confeccionadas “ à moda” de Santa Maria, seguindo-se as atuações do Rancho Folclórico “Tradicionais” da Casa dos Minho” e os Grupos Folclóricos da Casa dos Açores “Ondas Azuis” e “Ilhas de Bruma”, atuação do cançonetista Luís Salsa e a par do que aconteceu no dia anterior e houve concerto pela Banda Lira de Fátima e música de baile pelo conjunto “Alvorada”.

A apresentação do programa esteve a cargo de Henry Braga.
Clique na foto para ver o vídeo
Click the pictures to view video
"Rancho Folclórico da Casa do Minho"
Festas do Espírito Santa na Paróquia da Imaculada Conceição 2015.05.24
Vídeo Cortesia de
Carlos Sousa