Paróquia da Imaculada Conceição

8 de Dezembro, Festa da Padroeira


Reportagem: Agostinho Bairos - 2014.12.08

É tradição, há já alguns anos, celebrarmos a Novena e a Festa da Padroeira da Igreja Portuguesa de Winnipeg, a Imaculada Conceição, rainha e também padroeira de Portugal.
A novena principiou no Sábado, dia 29 de Novembro e continuou até à véspera do dia da festa, ou seja o Domingo dia 7 de Dezembro. As pregações foram pelo pároco, Rev. Padre André Lico e pelo vigário paroquial, recentemente vindo do Brasil, Rev. Padre Tiago Coloni.

Esteve também presente o Rev. Frei Mário Jorge Barbosa, sacerdote franciscano ordenado, anos atrás, na nossa igreja, que se encontra de visita à família mas que exerce o seu ministério em Portugal.
A igreja encontrava-se lindamente decorada com flores oferecidas por uma devota da Imaculada Conceição. No dia 8 de Dezembro sua Excelência Dom Richard Gagnon, arcebispo de Winnipeg, veio presidir à celebração eucarística no fim da qual foi prestada uma homenagem ao senhor Padre Lico, que celebrou o décimo segundo aniversário da sua ordenação sacerdotal. Dom Richard comentou ter encontrado uma comunidade paroquial cheia de entusiasmo e alegria.

Após a festa litúrgica o Senhor arcebispo, os sacerdotes e os fiéis desceram ao salão grande da paróquia para um convívio onde abundava toda a espécie de bolos e outras iguarias, oferecidas pelas famílias da comunidade.