Qualquer Embaixador português que chegue ao Canadá verifica que a relação entre os nossos dois países assenta em grande medida na comunidade portuguesa que aqui reside e trabalha. Não posso aliás deixar de sentir um enorme orgulho quando oiço os meus interlocutores canadianos falar da nossa comunidade. Políticos, funcionários públicos, empresários e membros da sociedade civil com quem tenho falado dizem-me que esta é uma comunidade estimada, bem inserida na sociedade canadiana e que tem dado um contributo significativo para o desenvolvimento do país.

A recente visita ao Canada do Senhor Primeiro-Ministro, António Costa, permitiu contudo abrir novos horizontes ao relacionamento bilateral num momento em  que o Canadá pretende  também  estabelecer novas  parcerias na cena internacional. 0 meu trabalho no Canadá vai ser portanto e fundamentalmente a seleção das áreas em que o dialogo  entre  os  dois países poderá assentar e a identificação das oportunidades  que  poderão surgir desse dialogo e que irão certamente permitir que Portugal e Canada, bem assim como os seus respetivos cidadãos, beneficiem deste relacionamento  futuro.

Estou muito animado com o trabalho que tenho pela frente e a gostar imensíssimo desta minha primeira experiencia no Canadá. Os canadianos têm sido de  uma  grande  gentileza  e têm  sabido acolher-me  a mim  e à minha família muitíssimo bem. Creio que nem o frio ira conseguir estragar este bom sentimento que nos tem acompanhado desde a nossa chegada.



Mas e Natal! E pelo que já pude constatar, os canadianos sabem festejar o Natal como ninguém.
Para nós os crentes, o Natal é o principio de tudo e é por isso um momento de uma enorme alegria. Mas mesmo para os não crentes o Natal é a festa da família e nesta época do ano estamos todos irmanados no desejo de harmonia e de paz.
Gostava pois de desejar muito sinceramente a todos e a cada um dos que me irão ler, um feliz Natal e um ano de 2019 pleno de venturas. E que essas venturas se estendam também ao Canada e sobretudo a Portugal.

Otava, 6 de Dezembro de 2018

João da Camara
Embaixador de Portugal no Canadá
WINNIPEG WEATHER / METREOLOGIA
MENSAGEM DE NATAL

DO EMBAIXADOR DE PORTUGAL NO CANADÁ



Caros compatriotas

Quando estou prestes a completar três meses da minha chegada ao Canada e aproximando-se as celebrações do Natal gostava de vos deixar uma palavra de apresentação e também de felicitações por ocasião desta quadra festiva.
0 meu nome é João da Camara,  sou casado e tenho três filhos. Sou natural de Lisboa e antes de assumir as minhas atuais funções estive colocado na India, em Angola, no Zimbabwe, no Reino Unido, no Brasil e na Africa do Sul. Tem sido, como podem constatar, uma carreira bastante diversificada e sobretudo muito interessante. Estou certo que o Canadá se inserira nessa linha.