Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
LIGA SOLIDÁRIA DA MULHER PORTUGUESA DE MANITOBA

6.º Anual Chá de Outono

Reportagem: Texto de Maria Jose Correia  Fotografias por Nélia Soares  2014.10.26

Mais uma vez a Casa dos Açores abriu as suas portas para a realização do sexto Chá de Outono, organizado pela Liga Solidaria da Mulher Portuguesa de Manitoba. Tudo decorreu na maior harmonia e organização e, de ano para ano, nota-se que a Liga Solidaria esta a ficar uma verdadeira PROFISSIONAL, no que se refere aos seus serviços de acolhimento.
As 370 senhoras presentes, mostraram-se muito satisfeitas pela boa comida, sobremesas e o programa no palco.  Em 30 minutos, foram servidos todos os pratos... Um record de rapidez!... Com um pires de sobremesa, fatia de bolo, igual para todas, saídas dos Bolos encomendados e fornecidos por Lisbon Bakery.
Um agradecimento muito sincero as senhoras que trouxeram malassadas, bolos, coscorões, sonhos, arroz doce, queijadas, pastéis de nata, suspiros, tortas, etc. etc., era um nunca mais acabar...Foi resolvido, após a refeição, colocar duas travessas com bolos em cada mesa. Igualmente se agradece à Lisbon Bakery os 150 papo-secos oferecidos, e  à Sr.ª Arminda Domingos, os sete grandes tabuleiros de Arroz que ofereceu, já cozinhados.
Agora vamos falar o que se passou na cozinha da Casa dos Acores. A azáfama começou no sábado; temperar 200 galinhas, descascar 5 sacas de batatas, arranjar as alfaces, descascar cebolas, preparar tomates e pepinos, tudo foi preparado na véspera.  E no palco, decorria o ensaio-geral da comedia  “O exame do meu menino” e, no salão iam-se pondo as mesas e ornamentando-as.
No Domingo, eram 5 horas da manha, já a Sra. Fatima Melo estava a abrir a porta às Sras. Lourdes Dias e Maria do Carmo Cabral, para começarem a assar as galinhas e batatas no forno. Depois foram chegando outras senhoras da Liga, sempre com a intenção de ajudar e trabalhar...
Senhora Lourdes, a Senhora e uma heroína! Deus lhe dê saúde e vida, para a Liga Solidaria poder contar consigo, por mais uns anos... E a senhora Fatima Melo, a ajuda-la e colaborar 100%, e providenciar no que ia faltando... E as nossas 2 tesoureiras, Maria do Carmo Cabral foi impecável na sua ajuda e a Ana Santos, com as suas  graças, mas ia sempre trabalhando... Não vou nomear mais nomes, pois posso-me esquecer de alguns e não quero ofender, mas sei que todas trabalharam e se esforçaram por dar o seu melhor.
A nossa Mestre-de-Cerimónias Sara Dias, chamou ao palco a Vice-Presidente Nancy Goncalves, que leu uma mensagem da Presidente Graciete Correia, ausente em Portugal, e em seguida chamou ao palco a representante do CancerCare Manitoba e os membros da Liga Solidaria, para lhe ser oferecido um cheque no valor de 15.000 dólares. Esta senhora agradeceu muito comovida, dirigindo umas palavras a todas as senhoras presentes.
Houve “Silent Auction”, cujos bilhetes foram vendidos antes de começar a refeição, e sorteados pouco antes do encerramento da tarde.
O programa no palco iniciou-se com a comédia “O exame do meu menino”, que arrancou fortes gargalhadas da assistência...Manuela Moniz, Gina Ribeiro, Lita Salgueiro e Joyce Guerra, foram as personagens que dois meses antes começaram a ensaiar, sob a orientação de Maria José Correia e se saíram muito bem nos seus papeis. Obrigada às quatro.
A seguir uma sessão de fados por Cristina Pires Machado, acompanhada pelos guitarristas Joao Vieira e Artur Vieira, que agradou a todas e foi muito aplaudida.
Queremos agradecer aos voluntários que nos ajudaram: primeiro Sara Dias que fez uma excelente apresentação do programa; depois Zita Lopes que emprestou os mapas para a Sala de Aula, cuja dona é a APM; Dr. Mario Santos que acedeu em emprestar os microfones portáteis para o professor e aluno, pertença da Associação Portuguesa; Luis Aguiar o Diretor Técnico da APM que funcionou com os mesmos e os pós a trabalhar; Paulo Calisto, Técnico de Som da Casa dos Açores, sempre cumpridor e atento; Emanuel Correia, nas filmagens do LUSOCANTV; Nélia Soares, no serviço de fotografias; Sr. João Paulo Melo, Presidente da Casa dos Acores, e seus diretores e voluntários, que armaram as mesas e cadeiras e serviram no Bar.
A Liga Solidaria da Mulher Portuguesa está muito grata a todos. Não queremos encerrar, sem um grande muito obrigado ao Centro Elohim Adonai, pela grande oferta que nos fizeram em géneros alimentícios. Bem Hajam!...
Foi graças a todos estes amigos e voluntários, que o sexto Chá de Outono da Liga Solidaria da Mulher Portuguesa foi um êxito...