Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
Lançamento em Winnipeg de livro sobre José Santos

Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto) / Nélia Soares (Fotografias) - 2015.11.08

O livro "José Santos - O elo dos cantadores", da autoria de Liduíno Borba e José Fonseca de Sousa, foi lançado no passado dia 8 de novembro, em Winnipeg, Canadá, no âmbito da 15ª Semana Cultural dos Açores.

O evento foi presidido por Paulo Teves, Diretor Regional das Comunidades, que assinou o prefácio. Fez parte também do painel de apresentação, Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal, em Winnipeg, Líduíno Borba, coautor do Livro, João Paulo Melo, Presidente da Casa dos Açores e Carlos Sousa em representação de José Fonseca de Sousa, coautor do Livro, além do biografado José Santos.

A cerimónia teve a participação de várias pessoas, entre eles familiares e amigos do biografado, representantes de organizações civis e religiosas da comunidade portuguesa de Winnipeg.

A obra da editora Turiscon, a 13ª da Coleção Improvisadores com 344 páginas, ilustrado com 193 imagens, é uma compilação do percurso biográfico de José Santos, conhecido por “Gaitada” na gíria dos cantadores.

Trata-se de um livro apresentado em três partes: a primeira a parte fala da biografia de José Santos, o Homem (sua vida, família, emigração, vida empresarial, cívica e política), a segunda parte fala do improviso, cantorias, e seus escritos, e terceira parte depoimentos de vários amigos.

O livro “José Santos - O elo dos cantadores” integra igualmente várias pesquisas temáticas, nos mais diversos campos disciplinares, que levaram os autores a entrevistar vários intervenientes em Portugal e na diáspora.

Após a cerimônia, José Santos concedeu autógrafos a todos os que adquiriram um exemplar da obra. Em breve, a obra será disponibilizada para venda em alguns pontos comerciais e junto das organizações culturais da comunidade.

A referida obra foi lançada na Terceira durante o 2.º Festival da Cantoria dos Açores, que se realizou na Praia da vitória a 17 de outubro passado e em São Miguel a 27 deste mesmo mês, na freguesia de Feteiras, durante o 4º Encontro dos Cantadores e Tocadores, que contou com a presença de Vasco Cordeiro, Presidente do Governo Regional dos Açores.