Polvo Delicioso
Dra. Amy Hui
Nutricionista
Acabei de voltar de Portugal e passei o verão lá. Uma comida tradicional que eu me atrevi a tentar, e eu tentei, foi o prato de polvo. Eu tentei polvo grelhado no Porto. Estava uma delícia. No Algarve, experimentei a salada de polvo com sardinha assada. Foi maravilhoso também.

Polvo é a parte popular da cozinha mediterrânica. Ele contém grandes quantidades de ácidos gordos ômega 3 saudáveis, o que poderia melhorar a saúde do coração.

Polvo é rico em proteínas e pobre em gordura saturada. 100 gramas de polvo têm 30 gramas de proteína e apenas 160 calorias. Também é rico em ferro e contém outras vitaminas e minerais como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, selênio e vitamina B12 também. Uma coisa sobre o polvo é que ele é rico em colesterol. No entanto, se você não está comendo uma porção grande (não mais que 100 gramas), então deve ficar bem.

Evite cozinhar mal, como fritar ou refogar na manteiga. Mantenha a sua ingestão de gordura e calorias ao mínimo usando uma mola antiaderente para evitar que o polvo grude na grelha ou na frigideira. Você também pode refogar polvo e cozinhá-los no caldo de frutos do mar. Acrescente as cebolas, os alhos-porros e as folhas de louro à sua panela e tempere a mistura levemente com sal e pimenta. Regue o prato com suco de limão fresco antes de servir. Estes métodos de cozimento mantêm o seu prato de polvo leve e saudável.