Double click the pictures to view photo gallery by Altina Sousa
Clique na fotografis para ver reportagem fotográfica de Altina Sousa
Escola Portuguesa de Manitoba assina Protocolo de Cooperação com o Instituto Camões.

Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto) / Altina Sousa (Fotografias). 19.NOV.2016

Foi assinado no passado dia 19 de Novembro, em Winnipeg, um Protocolo  de Cooperação entre o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.) e a Associação Portuguesa de Manitoba.

A assinatura do protocolo decorreu nas instalações da Escola Portuguesa de Manitoba, com a presença de Paulo Jorge Cabral, Cônsul Honorário de Portugal em Manitoba, Dr. Mário Jorge Santos, Presidente da Associação Portuguesa de Manitoba, Fátima Carreiro, Diretora da Escola Portuguesa, Padres André Lico e Tiago Coloni, diretores da referida Associação, professores, alunos, pais e encarregados de educação.

Após a apresentação pela professora Fátima Carreiro, Diretora da Escola Portuguesa, discursaram Mário Jorge Santos, Presidente da Associação Portuguesa e Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba.

O referido protocolo foi previamente assinado pelo Cônsul Geral de Portugal em Toronto, Dr. Luis Barros, em representação do Instituto Camões e naquele dia pelo Presidente da Associação Portuguesa de Manitoba, Dr. Mário Jorge Santos.

O protocolo tem como objetivo o desenvolvimento de programas e projetos de cooperação conjuntos no âmbito do ensino de Português Língua de Herança para um público-alvo de idade escolar e o ensino de Português como Língua Estrangeira.

Além do apoio científico, pedagógico e didático aos professores, o Instituto Camões irá disponibilizar à Associação Portuguesa um conjunto de bibliotecas escolares para os diferentes níveis de ensino, assim como um acervo audiovisual em língua portuguesa.

A Associação Portuguesa de Manitoba foi fundada em 1966, e no seu compromisso da divulgação da língua e cultura portuguesas criou a sua escola, que entrou em funcionamento em 1972, sendo o seu impulsionador o falecido Heitor Camilo.

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba
www.portugueseinmanitoba.com