Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
Escola Portuguesa de Manitoba

Termina Ano Letivo com cerimónia de apresentação de Diplomas.

Texto: Paulo Jorge Cabral - 2015-05-30
Fotografias: José Batista

Para os alunos da Escola Portuguesa de Manitoba foi o termo de mais um ano letivo, que culminou com uma cerimónia de entrega de diplomas e festa de final de ano escolar, comemoração que teve lugar no passado sábado dia 30 de maio, com a presença de Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba, Agostinho Bairos, Vice-presidente da Associação Portuguesa de Manitoba, Mário Benevides, Coordenador Pedagógico do Programa de Língua e Cultura Portuguesa, professores, pais, familiares e encarregados de educação.

O programa teve início pelas 11 horas com as boas vindas por Agostinho Bairos, que agradeceu aos pais por trazerem os seus filhos à escola, contribuindo assim para o futuro da língua e cultura portuguesa, salientou a presença de Nicolau Luz e esposa avós que têm cinco netos no programa. Terminou dizendo que por motivo de custos as aulas do programa do ensino de português serão transferidas para a Escola Tec-Voc.

De seguida presenciou-se a uma apresentação em canto coral dos alunos da escola, que interpretaram várias canções alusivas ao ensino do português, terminando com uma pequena peça teatral dos alunos da Dra. Nancy Gonçalves.

Convidado a proferir algumas palavras, o Cônsul de Portugal em Manitoba, Paulo Jorge Cabral agradeceu o contributo da Associação Portuguesa na preservação da Língua e Cultura Portuguesa, através do programa escolar, falou do contributo da língua portuguesa na globalização, como língua de negócios e o seu poder económico. Terminou mencionando as cerimónias do Dia de Portugal.

Logo após procedeu-se a entrega dos diplomas de final de curso pelo Cônsul de Portugal em Manitoba, Paulo Jorge Cabral e pelo coordenador pedagógico Mário Benevides e respetivos professores.

Agostinho Bairos, Vice-Presidente do Departamento da Cultura da Associação Portuguesa de Manitoba na sua intervenção agradeceu ao coordenador do programa do ensino de português e a todas as professoras.

Antes do final do evento Mário Benevides, agradeceu aos professores, aos alunos, especialmente a Brydgete Rodrigues e Nataya Dias que terminaram o curso, e que a seu pedido aceitaram a serem voluntárias, coadjuvando os professores.

A festa terminou com um convívio na cantina da Escola, aonde foi servido um lanche.