Celebrações do Dia de Portugal 2018 em Winnipeg (Canadá)

Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto) - Fátima Sousa (Fotografias) - 10.JUN.2018
As celebrações do Dia de Portugal 20018 em Winnipeg tiveram início no dia 9 de junho pela manhã com um programa na Rádio “Voz Lusitana” com a presença do Cônsul de Portugal em Manitoba e com a intervenção de vários líderes associativos e religiosos desta província.

Neste mesmo dia e no final da tarde a Casa do Minho em Winnipeg promoveu um “Arraial Minhoto” e assim desta forma celebrar o Dia de Portugal. Presentes encontravam-se Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba, Maria do Carmo Cabral, Presidentes da Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba, Padres André Lico e Padre Tiago Coloni, da Paróquia da Imaculada Conceição, Luís Dias, Presidente da Banda Lira de Fátima e João Cardoso, produtor do Programa de Rádio “Voz Lusitana”.

No dia 10 de Junho, as celebrações tiveram lugar na Igreja da Imaculada Conceição, com início às 10 horas com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pároco Padre André Lico, coadjuvado pelo Padre Tiago Coloni, seguindo-se no átrio da igreja a cerimónia do Içar a Bandeira Nacional de Portugal, com a participação de Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba, Mike Pagtakhan, Vereador Municipal, e várias organizações portuguesas, nomeadamente, Paróquia da Imaculada Conceição, Associação Portuguesa de Manitoba, Casa dos Açores, Casa do Minho, Liga da Mulher Portuguesa de Manitoba, Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, Associação de Comerciantes Portugueses, e Banda Lira de Fátima, que abrilhantaram a cerimonias tocando o Hino Nacional de Portugal.

Discursaram respetivamente, Padre André Lico, Mike Pagtakhan e Paulo Jorge Cabral.

Após as cerimónias no exterior, e já no salão de festas da referida igreja decorreu o convívio, aonde foi servido uma merenda, com vária iguarias, oferecidas pelas organizações  e membros da comunidade portuguesa. Assistiu-se a um concerto pela Banda Lira de Fátima, atuação de Ranchos Folclóricos da comunidade e um grupo de acordeonistas que interpretaram várias canções de cariz tradicional.
Double click the pictures to view photogallery / Clique na fotografias para ver reportagem Fotográfica