Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
NÚCLEO DE WINNIPEG DA LIGA DOS COMBATENTES POR PORTUGAL

DIA DE PORTUGAL E FESTA DE DESPEDIDA DO CORONEL JOELL ROY

Reportagem: Maria José Correia (Texto) - Carlos Rego Sousa (Fotografias) - 2015.06.13


Aproveitando a comemoração do dia de Portugal, 10 de Junho, no sábado seguinte, dia 13 de Junho, houve um jantar para festejar esta data, tão significativa para todos nós portugueses, no Centro de Caridade Elohim Adonai e prestar homenagem e festa de despedida ao Comandante da Forca Aérea Coronel Joell Roy, que vai ser colocado no Estado Maior da Força Aérea, trabalhando em conjunto com o General.

Estavam presentes o Cônsul de Portugal, Paulo Cabral e Esposa, General Dennis Tabbernor e Esposa, Coronel Joell Roy e Esposa, CWO Mike Roberston, Jocelinda Guerra, Diretora do jornal “O Mundial”, Joao Cardoso Produtor do programa  de rádio Voz Lusitana, presidentes das diversas organizações portuguesas, Dr. Mário Santos, Presidente da Associação Portuguesa de Manitoba e companheira Dalila, João Paulo Melo, Presidente da Casa dos Açores e Esposa, Luís Dias, Presidente da Banda Lira de Fátima e Esposa Lurdes, Roger Ribeiro, Presidente da Casa do Minho e Esposa Bina, Walter Rodrigues, Presidente dos Empresários do Comercio e Esposa Áurea, muitos Combatentes e suas esposas.

Decorreu muito bem, e o jantar estava muito saboroso e farto. Coronel Roy ficou muito surpreendido pela homenagem que lhe prestaram e imensamente satisfeito...

Em nome do Núcleo, o general Dennis Tabbernor ofereceu-lhe um Medalhão da Liga dos Combatentes de Portugal. Luís Vicente e Pedro Correia, ofereceram-lhe uma placa com a foto do avião que fez a primeira travessia aérea de Portugal ao Brasil, no ano de 1922, pilotado por Gago Coutinho e Sacadura Cabral; trabalho elaborado no computador por Tim Doerthe, técnico da Mulvey School e com uma legenda em inglês, descrevendo a odisseia e uma dedicatória dedicada ao Coronel.

Joao Pedro Correia fez a apresentação da noite quase de improviso, e na opinião de todos e dos convidados, devia continuar, pois fez um excelente trabalho...

Dona Maria Joao Dutra fez a oração e Ação de Graças; ouviram-se os hinos de Portugal e do Canad. Nos discursos, após o jantar ser servido, falou em primeiro lugar o Cônsul de Portugal, Paulo Jorge Cabral em inglês e português, lembrando a data tão significativa que estávamos a comemorar.

Depois usou da palavra o general Dennis Tabbernor, mostrando-se muito satisfeito pelo ambiente tão acolhedor que o rodeava, entre outras palavras. Depois foi a vez do Coronel Roy agradecer a linda festa que lhe dedicaram e muito feliz pelas ofertas recebidas...

Em último lugar falou Pedro Correia, agradecendo a presença de todos, desejando felicidades ao Coronel Roy no seu novo Posto...

A encerrar a noite, o Sr. Henry Dutra, com a sua guitarra elétrica, acompanhou algumas cantoras e cantores improvisados, num serão muito alegre e familiar.

Uma palavra de agradecimento ao Centro Elohim Adonai, nas pessoas dos seus diretores Dona Maria Joao Dutra e Sr. Henrique Dutra de as suas voluntárias, pelo valoroso trabalho apresentado.

Que Deus os ajude!...