COMBATENTES DE WINNIPEG COMEMORAM CENTENÁRIO DO INÍCIO DA 1.ª GRANDE GUERRA

Por: Maria José Correia (Texto) - João Pedro Correia (Fotografias) - 2014.10.05

No passado dia 5 de Outubro, houve o descerramento duma placa, pelo Sr. general Chito Rodrigues e Sr. coronel Faustino Hilario, Presidente e Secretário-geral da Liga dos Combatentes de Lisboa, vindos expressamente para esse fim, comemorativa, evocando o centenário da 1.ª Guerra Mundial, iniciada em 1914.

Houve também a inauguração do banco, oferecido pela família de José Correia, proprietário da firma Bee-Clean, e o nome de Rui Alexandre Soares, acrescentado a gravação da lista dos Combatentes falecidos em Winnipeg.

Estavam presentes o General Dennis Tabbernour, comandante honorário do Núcleo dos Combatentes de Winnipeg, Padre José Eduardo Medeiros, capelão do Grupo, Cônsul Paulo Cabral e esposa, Coronel Joell Roy, comandante do17 Wing e esposa, Chief Warrant, Officer Mike Roberston e esposa Joanne, Deputy Commander Lt. Coronel Malcom Young e Brigade Sergeant-Major CWO Boucher - 38 Brigade Group, Navy Commandant Claude Michon e esposa Marlene, Pedro Correia, Sharon Blady, ministra of Healthy Living and Seniors, Brent Taylor- Inspector da R.C.M.P., Armand Lavale, Presidente do Joint Veterans of Manitoba e esposa, John Pereira, Fire Chief do17 Wing Fire and Emergency Services, Joe Moncose, Presidente dos Aboriginal Veterans of Canada, Don Mackey, Honorary Member of Portuguese War Vets, Bob Barry e Jeardin (DOC)- Peace Keepers, João Paulo Melo, Presidente da Casa dos Açores, Roger Ribeiro, Presidente da Casa do Minho e esposa, John Marques e esposa, Representante da Empresa Bee-Clean, Henrique Dutra, Presidente da Assembleia Geral do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatesntes, Luís Dias, Presidente da Banda Lira de Fátima, e esposa , Maria Dias Carreiro, Maestrina da Banda, Mestre-de-Cerimónias Casimiro Rodrigues, George Bravo da Luso-CanTV, Joci Guerra, directora do jornal O Mundial, João Cardoso locutor do programa de rádio Voz  Lusitana.

As tropas foram comandadas por Dennis Harvie-Legion and Sgt at arms, João Pedro Correia, encarregue de tirar fotos do evento. Também presente, MAC KENZIE, dos Hong-Kong Veterans.

Foram depositadas Coroas de Flores no Monumento pelo General Chito Rodrigues e o Cônsul Paulo Cabral por Portugal, Armand Lavalle e Pedro Correia pelos Veteranos Canadianos e Portugueses,  Coronel Roy e Lt. Coronel Malcom pelas tropas canadianas, Busto da Mulher, por Maria Oliveira e por Private Cateryn Emerson of 17 Wing.

A Banda  Lira de Fátima teve uma atuação brilhante, dando grande valor a cerimónia, com a suas marchas militares e o toque de silêncio, muito bem interpretado.

Os Porta-Estandartes foram das seguintes Corporações; Veterans Association of Manitoba - Hong Kong Vets Association - Viet Nam Canadian Veterans - Piece Keepers - Selkirk Legion Vets - Aboriginal Veterans of Canada - Portuguese War Veterans of Manitoba, que desfilaram ao som das marchas militares da Banda Lira de Fátima.

De seguida todos os presentes se dirigiram a área de recepção do Chappel Lawn, para sandes, bolos e café.

Falou o Sr. General Chito Rodrigues, sobre o acontecimento que tinha acabado de se realizar, tão significativo e que foi o primeiro, a ter lugar... Só no dia 18 de Outubro, irão ser colocadas estas placas em Portugal, nas cidades de Lisboa, Coimbra e Porto, em simultâneo, por três dos nossos governantes. Winnipeg e o seu Monumento, teve a honra de ser o primeiro a descerrar esta placa comemorativa e Ele sentia-se muito honrado, por ter presidido a esta cerimónia... Leu em seguida uma mensagem escrita pela Doutora Berta Cabral, justificando a sua ausência e ofereceu uma medalha de Mérito de Ouro da Liga, a Joe  Moncose - Presidente do Aboriginal Vets do Canada. Também o Sr. General Dennis Tabernour recebeu uma Medalha da Liga dos Combatentes, oferecida pelo General Chito Rodrigues, vinda de Lisboa.

Pedro Correia ofereceu um Certificado ao Manager de Chappel Lawn, como agradecimento pelos serviços prestados a Associação Portuguesa dos Veteranos da Guerra de Winnipeg.

Houve uma verdadeira confraternização entre os Veteranos de diferentes nacionalidades e um agradecimento muito sincero a todos os que se dignaram assistir.
Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
WYSIWYG Web Builder