14º Convívio Anual do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes por Portugal.

Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto) - Tony Soares CSPV (Fotografias)
No passado dia 7 de Abril o Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes por Portugal organizou o seu décimo quarto convívio anual que teve lugar no salão de festas da Associação Portuguesa de Manitoba.

A apresentação do programa esteve a cargo da mestre-de-cerimónias Mia Sally Correia que às 19 horas deu como iniciado o evento, anunciado a entrada do desfile de bandeiras, ao toque de uma gaita-de-foles, cerimónia de praxe em muitos eventos de cariz militar.

Após o posicionamento das bandeiras no palco, o artista João Pimentel, cantou os Hinos de Portugal, Estados Unidos e Canadá respetivamente. Seguiu-se um minuto de silêncio pelos militares falecidos, terminando nos toques de trompete “Toque do soldado morto ”e “Silêncio” por um militar canadiano e “Lamento” pela respetiva gaita-de-foles por um veterano canadiano aposentado.
 
O momento de oração e bênção da refeição foi compartilhado pelo Padre André Lico, Capelão do Núcleo, Padre Tiago Coloni e pela Padre Major Hope Winfield, Capelão militar canadiana.

A refeição como sempre muito abundante foi preparada pela chefe senhora Arminda Domingos e sua equipe de cozinha, servido pelos jovens voluntários da Associação Portuguesa, coordenado por Zita Lopes, Diretora do Executivo da referida organização.

Durante o jantar atuou o mui conceituado Quarteto de Jazz da Força Aérea Canadiana, que após cada intervenção foi fortemente aplaudido.

O entretenimento foi preenchido com a atuação da jovem Matilde Almeida, acompanhada pelo guitarrista Henrique Braga, José Francisco Cabral, que também se fez acompanhar pelo referido guitarrista, o clube de Pow-Wow da Escola Mulvey, em que é Diretor o nosso conterrâneo João Pedro Correia, Grupo Folclórico “Juventude” da Associação Portuguesa de Manitoba, cançonetistas Hermano Silva e João Pimentel.

Foi anunciado pela Mestre-de-Cerimónias a presença de vários convidados, entre eles o Cônsul de Portugal em Manitoba, Vereadores Municipais, Deputados Federais e Provinciais, Comandantes de todos os ramos das Forças Armadas Canadianas sediadas em Manitoba, General Americano Comandante da NORAD, Oficial representante das Forças Armadas Britânicas sediadas em Manitoba, General Chefe do Programa de Cadetes que se deslocou propositadamente de Otava, Superintendente da Real Polícia Montada do Canadá (RCMP), Chefe da Polícia de Winnipeg, vários oficiais responsáveis por Divisões Militares, representantes de organizações Canadianas de Veteranos, representantes de várias organizações portuguesas sediadas nesta cidade e membros da comunicação social portuguesa.

Após o jantar discursaram muito dos convidados anunciados, todos unanimes em manifestarem o bom sucesso do evento como também o bom desempenho e trabalho efetuado pelo do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes na divulgação de Portugal e seus veteranos.

Cindy Gilroy, Veradora Municipal pelo Bairro Daniel McIintyre, presenteou a todos os membros ativos do Núcleo com um "Diploma de Reconhecimento" da Câmara Municipal de Winnipeg.

No final do evento, Pedro Correia, Presidente do Núcleo na sua intervenção, leu uma carta enviada pelo General Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes,  agradeceu a presença de todos os convidados, nomeando-os e fazendo referência a cada um individualmente, agradeceu â Associação Portuguesa na pessoa do seu Presidente Dr. Mário Santos que se encontrava presente pelo contínuo suporte desta organização para com os veteranos portugueses, também agradeceu ao Cônsul de Portugal, Paulo Jorge Cabral e a todas a organizações portuguesas e comunicação social pela colaboração e apoio.

Terminou agradecendo a todos os patrocinadores dizendo ”sem o vosso apoio este evento não seria possível”

O serão terminou com a atuação do conceituado artista, músico e compositor João Pimentel.