Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes Por Portugal

11º Encontro Anual - 2015-03 21

Reportagem: Maria José Correia (Texto)  João Pedro Correia (Fotografias)

No dia 21 de Março, celebrou-se mais um jantar dos combatentes, o seu décimo primeiro aniversário, no Salão de Festas da Associação Portuguesa de Manitoba.
A entrada, estavam a ser distribuídos Martini, a quem os desejasse.
As mesas estavam muito bem decoradas. As jarras, com lindas flores, tinham no topo, as pequenas bandeiras, portuguesa e canadiana, completando o bouquet!...
Antes de servido o jantar, a nossa Banda Lira de Fátima, conduzida pela Maestrina Maria Dias Carreiro, interpretou alguns números do seu vasto reportório, que foram muito apreciados.
O Mestre-de-Cerimónias Agostinho Bairos, chamou ao palco o Sr. Arcebispo Richard Gagnon, para a bênção da comida e Ação de Graças, que fez referencia ao Soldado Romano e Jesus Cristo, na sua dissertação. Agradeceu ter sido convidado e estava satisfeito por estar ali, no jantar dedicado aos combatentes.
Também estavam presentes o Sr. Padre André Lico, Padre José Eduardo Medeiros, Capelão do Núcleo da Liga e Sr. Padre Tiago Coloni, e as irmãs Dédé e Corina.
Após a oração, todos se levantaram, para que as bandeiras Portuguesa e Canadiana entrassem no Salão, conduzidas pelos Veteranos José Raposo e Carlos Oliveira e se dirigiram ao palco.
Foram tocados os hinos do Português e Canadiano pela Banda Lira de Fátima, sob a regência da Maestrina Maria Dias Carreiro.
Após este acto simbólico, começou a ser servido o jantar a mais de 360 pessoas que enchiam o Salão.
Mereceu umas palavras de elogio aqueles jovens, que com muito esmero e disciplina e sabendo o que estavam a fazer, serviram a todas as pessoas presentes...Agostinho Bairos, o nosso M.C. de há 11 anos para cá, fez como sempre, um excelente trabalho e ia anunciando as intervenções no palco e no pódio.
Começou por chamar o Dr. Mário Santos, Presidente da A.P.M. e anfitrião da noite, que dirigiu os seus cumprimentos e boas-vindas a todos os presentes e convidados e afirmou, entre outras palavras, que a Associação sempre tem apoiado os Veteranos e continuara a faze-lo.
De seguida foi chamado o Sr. Cônsul Honorário Paulo Jorge Cabral, que deu as saudações de Portugal e dissertou sobre aquela noite de tanto significado para nós, portugueses!
Subiu depois ao palco o Sr. Chefe da Policia de Winnipeg, Sr. Devon Clunis que dirigiu palavras de muito significado à assistência, o que agradou bastante.
A seguir, falou o representante da R.C.M.P. que veio substituir o chefe Superintendente Scotty Kolodi, ausente de Winnipeg. Agradeceu estar ali presente, pois não era a primeira vez que assistia a estes jantares...
Foi chamado o coronel Joel Roy, comandante do 17 Wing, muito conhecido dos portugueses. Deu as boas vindas a todos, e agradeceu a Comunidade Portuguesa lhe ter aberto os braços quando chegou a Winnipeg... Sentia-se como em família! Condecorou o Veterano Carlos Oliveira com uma medalha de bom comportamento.
O Comandante da trigésima oitava Brigada de Manitoba, Coronel Ross Ermel, que estava presente com a sua Esposa Major Ermel, ao falar, elogiou os Veteranos Portugueses. Quando esteve em Kandar no Afeganistão, as tropas portuguesas estavam ao lado e houve uma boa camaradagem entre estes dois Grupos, nesta Missão. Admirou a nossa Exposição e mencionou a honra que demos a dois soldados canadianos, mortos em combate. Um deles, filho de pai português, residente em Thunder Bay, de nome BONECA. O outro, antigo empregado do nosso Patrocinador J.S.Furniture. O nosso Veterano Raul Couto, recebeu a medalha de Bom Comportamento, imposta pelo Coronel Ermel
Depois subiu ao palco o Comandante da Marinha Claude Michon, que agradeceu a forma como foi recebido, dirigiu saudações à Assistência da parte da Marinha Canadiana e impôs a Medalha de Bom Comportamento ao Veterano Raul Fernandes.
Tivemos a oportunidade de ouvir o fado SOLDADO  NA  TRINCHEIRA, primorosamente interpretado pelo Veterano José Cabral, que cantou com muito sentimento, mais três fados, acompanhado pelos guitarristas Henry Braga e Veterano Henrique Dutra.
De seguida o M.C. Agostinho Bairos, anunciou a vinda do rancho ALEGRIA que dançou e encantou! Realmente, tiveram uma exibição espetacular e receberam uma estrondosa ovação!...
Também o nosso artista e bom amigo João Pimentel, cantou com muito agrado de todos, os que estavam no Salão. O Núcleo dos Combatentes, está-lhe muito reconhecido, pois o João Pimentel sempre da o seu melhor, nos jantares anuais e nunca quer receber nada das suas acuações. Obrigada, João.
Queremos agradecer a todos os voluntários: Banda Lira de Fátima, Sr. Luís Dias, Presidente, Maestrina Maria Dias Carreiro e músicos, Henrique Dutra, José Cabral, Henry Braga, Rancho Alegria, Agostinho Bairos, nosso apresentador da noite, que fez um excelente trabalho, Luís Aguiar, muito competente no Sistema Sonoro, Luís Vicente Diretor dos Bares, e Sr. Raposo na venda dos bilhetes para as bebidas, João Pedro Correia, fotografo da noite e finalmente a Zita Lopes, pela sua boa ajuda, prestada antes, durante e depois do Evento.
Em último lugar foram chamados ao palco, os nossos conhecidos e amigos ANDREW  SWAN, M.L.A. da àrea Minto, que disse algumas palavras em português, e recebeu um certificado pela ajuda monetária prestada há anos, quando da construção do nosso Monumento e Mike Pagtakhan, Vice-Mayor da Câmara de Winnipeg, muito amigo das nossas Organizações, que saudou todos os presentes e anunciou que ira ser colocado um Memorial na esquina da Young St. e Cumberland St., honrando a Comunidade Portuguesa.
O Sr. Luís Vicente em português e Pedro Correia em inglês, agradeceram a todos, incluindo a A.P.M., a Sra. Arminda e sua equipa da cozinha, que trabalharam bastante em prol do jantar, a Zita Lopes pela sua ajuda, Leonor Gata, Maria José Correia, Gracinda Felizardo e  filha do Sr. Silva, que não recordamos o nome, que ajudaram a por as mesas. Alcides Almeida, Albino Felizardo, Luís Dias, António Carvalho, Carlos Oliveira, Joe Raposo, Paulo Oliveira, Leonel Vieira, retiraram as mesas do bingo, armaram as outras mesas, limpando o salão após o Bingo. A todos se agradeceu. João Pedro Correia organizou o Power Point e fez os programas da noite, espalhados pelas mesas.
Um grupo de Esposas e Viúvas dos Veteranos, decidiram homenagear Pedro Correia, oferecendo-lhe uma Placa de reconhecimento pelos serviços prestados na construção do Monumento e por ter erigido um Busto  em honra da Mulher Portuguesa. Foram ao palco entregá-la, as senhoras Joyce Guerra e Maria Oliveira.
Não se pode terminar este texto, sem nomear os nossos Patrocinadores e amigos: Os Commissionairs of Manitoba; Calado Constrution; Chappel Law;  Cropo Funeral Home;  Keller Printing Center;  T.P.O. Janitorial Services Ltd.;  Bestway Travel Agency;  Cambrian Credit Union;  Greg/s Insurance;  Birchwood Family; Jaguar, Land Roner, Volvo, Kia West, Honda West;  Four Seasons Auto-body;  Bomba Club;  Goldwell Banker Real Estate;  Davian Constrution;  Luso Mart, Bela Casa;  Peerless Garments;  J.G. Janitorial Services Ltd.;  Empowering Police;  Bee Clean;  Arbor Memorial Inc.;  J.S.Furniture Gallery.
Foram entregues certificados a todos os Patrocinadores presentes e a alguns que doaram dinheiro na altura da construção do Monumento e ainda não os tinham recebido.
A nossa gratidão vai também dirigida ao C.K.J.S. programa Rádio Lusitana, de João Cardoso e J.P. pelo acolhimento e suporte que nos dão durante todo o ano e ao Paulo Bergantin, nas filmagens do LUSO-CANTV.
Reconhecidamente, agradecemos... E até  para o ano, se Deus quiser.

Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa