NÚCLEO DE WINNIPEG DA LIGA DOS COMBATENTES POR PORTUGAL COMEMORAM O DIA DO ARMISTÍCIO

Texto: Paulo Jorge Cabral
Fotografias: Fátima Sousa
Vídeo: Tony Soares (CSPV) e Paulo Bergantim (LusoCanTV)
2021NOV11

O Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes por Portugal em Winnipeg comemorou o Dia do Armistício, numa cerimónia singela junto ao Monumento dos “Combatentes por Portugal” num dia frígido aonde se fazia sentir temperaturas negativas, queda de neve e muito vento.

Participaram neste evento, um grupo de veteranos portuguese liderado por Pedro Correia presidente do núcleo de Winnipeg, Armand Lavalle, do Manitoba Joint Veterans Association e Paulo Jorge Cabral, Cônsul Honorário de Portugal em Winnipeg.

Foram depositadas várias grinaldas em memória dos veteranos falecidos de Portugal e Canadá.

As cerimónias deste ano, e a par do que aconteceu no ano passado foram limitadas a pequenas celebrações a níveis de núcleo de veteranos, e não as que estávamos habituados a participar no Centro de Convenções aonde participavam cerca de cinco mil pessoas.

O Dia do Armistício simboliza o fim simbólico da Primeira Guerra Mundial em 11 de novembro de 1918. A data comemora o Armistício assinado entre os Aliados e o Império Alemão em Compiègne, na França, pelo fim das hostilidades na Frente Ocidental, o qual teve efeito às 11 horas da manhã — a "undécima hora do undécimo dia do undécimo mês".
WINNIPEG WEATHER / METREOLOGIA