Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
Projeto Cidades Irmãs - Angariação de Fundos

Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto) - Nélia Soares (Fotografias)

No âmbito do acordo de geminação (cidades irmãs) entre a cidade de Winnipeg, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e o Município de Vila do Porto, o Deputy Mayor da cidade de Winnipeg, Councillor Mike Pagtakhan em colaboração com a Casa dos Açores de Winnipeg e Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba organizou um evento de angariação de fundos no sentido de ajudar duas organizações de solidariedade social respetivamente em Santa Luzia de Angra do Heroísmo e Vila do Porto, em Santa Maria.

O evento teve lugar na Casa dos Açores, com um jantar tipo bufete, preparado e servidos pelos voluntários da Casa dos Açores, aonde se juntaram na parte do entretenimento o Grupo Folclórico da Casa dos Açores “Memórias da Nossa Terra”, Luís e Susie Salsa e Hermano Silva, encarregado de abrilhantar o baile.

Depois das boas vindas por João Paulo Melo, Presidente da Casa dos Açores, oração de Ação de Graças por João Cardoso, foi servido o jantar, tendo após este a intervenção de Mike Pagtakhan, que com a ajuda de uma apresentação “Power Point” mostrou aos presentes um resume de sua visita aos Açores no passado mês de agosto.

Terminou explicando o objetivo da angariação dos fundos naquela noite que seriam a favor de um projeto da Junta de Freguesia de Santa Luzia de Angra, liderado pelo seu presidente José Santos, para ajudar as crianças daquela freguesia no programa de centro de dia, fornecendo refeições e atividades diárias às mais carenciadas como também apoio de estada após escola para que os pais possam trabalhar.

Em Vila do Porto o poio será dado ao Lar de Idoso daquela Vila que está no processo de ampliar as suas instalações para acolher utentes paraplégicos para que os pais possam usufruir as mesmas instalações com os filhos, e assim dar apoio mais direto da família.

Também dentro do mesmo acordo de geminação com a cidade de Ponta Delgada, existe a possibilidade de construir em Winnipeg uma réplica das “Portas da Cidade”, sendo parte dos fundos deste evento e outros eventos a organizar para o transporte de materiais para a construção do referido monumento.

O serão terminou com um sorteio de uma viagem aos Açores para duas pessoas patrocinado pela Sata Internacional, cujos comtemplados foram António e Filomena Arruda. Nesta mesma altura também foi efetuado o sorteio 50/50, atribuído a Fátima Melo, que num gesto de solidariedade doou o prémio ao respetivo fundo.

A acrescentar aos fundos angariados, a organização recebeu um montante da Paróquia da Imaculada Conceição de uma coleta efetuada para o efeito.