Comemoração do Dia de São Valentim na Casa dos Açores de Winnipeg

Reportagem: Paulo Jorge Cabral - 2017-02-11

O Dia de São Valentim, ou Dia dos Namorados, é uma data comemorativa para celebrar o amor entre os casais. No Canadá, como em Portugal e vários países comemora-se no dia 14 de fevereiro.

São Valentim foi um bispo que lutou contra o imperador romano Cláudio II que proibiu o casamento durante as guerras por acreditar que os solteiros davam melhores soldados.

O bispo continuou a celebrar matrimónios, no entanto, foi descoberto e foi preso e condenado à morte. Durante o tempo de prisão, os jovens enviavam-lhe flores e bilhetes a dizer que ainda acreditavam no amor. Enquanto estava cativo, apaixonou-se pela filha cega de um guarda e devolveu-lhe a visão, por milagre. Antes da execução, o bispo escreveu um bilhete para se despedir da amada e assinou-o como "o teu namorado" ou "o teu Valentim". Esta é uma das versões do aparecimento do Dia dos Namorados.

Para comemorar esta efeméride, a Casa dos Açores de Winnipeg organizou um jantar e baile que se realizou no passado dia 11 de fevereiro, aonde participaram vários sócios e amigos desta organização.

João Cardoso, Mestre-de-cerimónias deu as boas vindas aos convivas, seguindo-se da oração de ação de graças.
A ementa do jantar escolhido pelas chefes de cozinha, consistiu do tradicional caldo verde, salada, e como prato principal, peito de galinha panado e lombo de porco recheado de chouriço, acompanhado de legumes e batata. Como sobremesa foi servido o “Cheese cake”.

O entretenimento esteve a cargo do cançonetista João Pimentel, que se apresentou num palco devidamente decorado com o tema alusivo à festa de São Valentim.

No seu vasto reportório escolheu vários tipos de música, desde a romântica à música mais tradicional portuguesa, sendo muitos dos temas de sua autoria.

Antes do final do serão João Paulo Melo, Presidente da Casa dos Açores, dirigiu algumas palavras de agradecimento, anunciou a presença do Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba, como também de vários dirigentes associativos e membros dos órgãos de comunicação social portuguesa.

De seguida convidou ao palco as senhoras que tem colaborado com as atividades da Casa dos Açores, e em gesto de agradecimento ofereceu uma rosa vermelha.
Double click na fotografias para ver a reportagem fotográfica.
Double click in the pictures to view pictures gallery.
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba
www.portugueseinmanitoba.com