Double click the picture to view photo gallery by C.S.P.V (Tony Soares)
Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica de cortesia de C.S.P.V (Tony Soares)
CASA DOS AÇORES  JANTAR DO BACALHAU

Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto) - Tony Soares (Fotografias), Cortesia de C.S.P.V.

O Bacalhau foi mais uma vez o “Rei” da festa, deste evento que é anualmente organizado pela Casa dos Açores de Winnipeg, que este ano coincidiu com um dia das Petas, 1 de Abril.

Na realidade não foi mentira pois vários sócios e amigos da Casa dos Açores compareceram e proporcionaram um ambiente festivo que também celebra o início da primavera.

Entre os convivas salientava-se a presença de Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba e esposa, Padres André Lico e Tiago Coloni, da Paróquia da Imaculada Conceição, Luís Dias, Presidente da Banda Lira de Fátima e Maria do Carmo Cabral, Presidente da Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba.

Após as boas-vindas por João Cardoso Mestre-de-Cerimónias, o Padre Tiago Coloni proferiu a oração de Ação de Graças.

O jantar foi confecionado e servido pelos voluntários da Casa dos Açores, que mesmo com casa cheia fizeram um serviço rápido e eficiente.

Durante o jantar atuaram os grupos folclóricos da Casa dos Açores “Ondas Azuis”, “Ilhas de Bruma” e “Memorias da Nossa Terra”.

João Paulo Melo, Presidente da Casa dos Açores na sua alocução deu as boas vindas aos convidados e participantes, agradeceu aos voluntário encarregues daquele jantar e anunciou os eventos que a organização a que preside está a organizar nos próximos meses.

O entretenimento na sua primeira parte consistiu de uma cena de pesca de bacalhau ao largo da costa, com os jovens pescadores, interpretados por Afonso Almeida e Carolina Ávila, sentados num barco de pesca, e a atuação do jovem Martinho Costa, que interpretou e muito bem a canção “O Mar dos Açores” imortalizada por Eduardo Mourato.
Em dueto, Martinho Costa e Hermano Silva interpretaram mais duas canções, com Nélia Soares como dançarina de fundo a exibir o seu bacalhau, que acabou por ser leiloado mais tarde no serão.

O serão terminou com a atuação do conceituado artista comunitário Hermano Silva, que agradou a audiência pois a pista de dança estava sempre repleta de convivas.
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba
www.portugueseinmanitoba.com