Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
Casa do Açores
Homenageia Banda Filarmónica Lira de Fátima

Reportagem: Paulo Jorge Cabral (texto) - Nélia Soares (Fotografias)

No passado dia 31 de Maio, a Casa dos Açores de Winnipeg homenageou a Banda Filarmónica Lira de Fátima pelos 40 anos de serviço à comunidade portuguesa desta cidade, com um jantar, espetáculo e atuação da referida banda.

Participaram neste evento muitos músicos, diretores da Banda, suas famílias, muitos amigos, e convidados, entre eles destacamos a presença do Cônsul de Portugal em Manitoba, Paulo Jorge Cabral e esposa, Padre André Lico, Presidente da Assembleia Geral da Banda Lira de Fátima, que se fez acompanhar pela Irmã Vânia e voluntária Daniela Rinaldi, Luís Dias, Presidente da Banda Filarmónica Lira de Fátima e esposa, Pedro Correia, Presidente do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes e esposa, Jocelinda Guerra, Diretora do Jornal “O Mundial”, João Cardoso, Produtor do Programa de Rádio “Voz Lusitana” e Emanuel Correia, operador de câmara da LusoCanTV.

O programa teve início com as boas-vindas por João Cardoso, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Casa dos Açores e mestre-de-cerimónias, que depois convidou o Reverendo Padre André Lico a proferir a oração de Ação de Graças.

O jantar foi confecionado e servido pelos incansáveis voluntários da Casa dos Açores, e consistiu em sopa de cenoura com espinafres, bife ao estilo canadiano (steak), com batata assada, legumes, sobremesa, chá e café.
O espetáculo na sua vertente cultural esteve a cargo dos Grupos Folclóricos da Casa dos Açores “Ondas Azuis” e Memórias da Nossa Terra” respetivamente e pelo Grupo convidado “Sol de Espanha”

Depois do intervalo, João Paulo Melo, Presidente da Casa dos Açores, proferiu algumas palavras alusivas à referida homenagem, enaltecendo banda, em que também faz parte como músico e contramestre, pelo apoio incondicional à Casa dos Açores e à comunidade em geral.

De seguida foi a vez da organização homenageada entrar em palco, deliciando os presentes com um concerto, apresentando uma atuação extremamente sólida sob a orientação da maestrina Maria Dias Carreira.

Antes de finalizar o concerto o presidente da Casa dos Açores João Paulo Melo chamou ao palco o seu homólogo da Banda Lira de Fátima para lhe entregar uma placa comemorativa do evento, o qual agradeceu em nome da filarmónica que preside.

O serão dançante esteve a cargo do jovem e promissor cançonetista Nathan Gravito, que com a sua voz cativante atraiu muitos convivas à pista de dança.