Casa dos Açores de Winnipeg Comprometida a Manter as Tradições Carnavalescas

Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto) - Fátima Sousa (Fotografias) - 10.FEV.2018
Nem o frio que se fez sentir na cidade de Winnipeg no passado dia 10 de fevereiro desanimou os mais de três centenas de foliões que aproveitaram a noite de sábado gordo para festejarem o carnaval na Casa dos Açores de Winnipeg.

Empenhada em manter as tradições carnavalescas dos Açores, com mais enfase no carnaval da Ilha Terceira, a Casa dos Açores, mais uma vez apresentou um programa que teve início pelas 20 horas com as boas-vindas aos por João Cardoso, Presidente da Mesa da Assembleia Geral
O programa da noite de carnaval consistiu com a atuação dos Grupos Folclóricos da Casa dos Açores “Ondas Azuis” e “Ilhas de Bruma” que além do seu reportório habitual interpretou a tradicional dança dos Cadarços, que outrora era parte integrante as festividades carnavalescas da Ilha de São Miguel.

E a festa continuou, e como se diz “É carnaval, e ninguém leva a mal” um grupo de senhoras vestidas a rigor como autênticas futebolistas, representando várias equipas do futebol nacional interpretaram um dança, orientada por Stephanie Aguiar e Lais Costa.

“Caldeirão da Cozinha” foi a exibição seguinte composta pelas senhoras cozinheiras e muitas das suas ajudantes, (Leonor Coquete, Leonor Borges, Eduarda Aguiar, Laura Amaral, Sónia Aguiar, Stephanie Aguiar, Filomena Siva, Lais Costa, Nélia Medeiros, e Anália Sousa) em que complementaram a exibição duas senhoras “convidadas” muito extravagantes e sexy (António Medeiros e Roberto Santo) que num momento muito hilariantes proporcionaram um momento de riso.

João Paulo Melo, Presidente da Direção na sua intervenção agradeceu a todos os que participaram naquele evento, realçando a presença de Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba, vários representantes de organizações portuguesas, de órgãos de comunicação social, especialmente a LusoCanTv, que montou uma grande produção do evento que envolveu quatro operadores de camara.

Finalizou agradecendo todos aqueles que estiveram envolvidos na organização dos festejos, dançarinos, músicos, pessoal de apoio ao palco, som, pessoal do bar e cozinha e aquleles que confecionaram as malassadas.

Após um breve intervalo aonde foi servido as tradicionais “malassadas” seguiu-se a dança carnavalesca intitulada “A visita da Mamãe” “ ensaiada por Maria Dias Carreira, sendo as “puxadoras” a referida Maria Dias Carreira e sua filha Mellissa Carreira, sendo os protagonistas do “enredo” Mamãe (Nelo Santos), Manuel (David Ávila), Conceição (Ana Bela Ávila), Tio João e Polícia (Luís Bettencourt), Passageiro e Susie (José Almeida), Kim (Samuel Carreira).

Complementaram o bailinho as dançarinas e dançarinos, Anália Sousa, Matilde Almeida, Isabel Almeida, Angie Roque, Stephanie Aguiar, Nataya Dias, António Costa, Filipe Silveira, Alexander Roque, Nuno Roque, António Luz e António Carreira, acompanhados pela orquestra composta por Nicholas Melo, José António Andrade, Henrique Braga, Manny Luz, Filipe da Sila e Nuno Costa.
Convencionaram os “riquíssimos” trajes as costureiras Geraldina Sousa e Altina Sousa, que esteja a cargo da apresentação da referida dança.

O apoio técnico e som ambiente estiveram a cargo de Paulo Calisto e Hermano Silva, que também foi responsável pela decoração do palco conjuntamente com Stephanie Aguiar e Fátima Andrade.
Double click in the picture to view photo gallery / Carregue duas vezes na foto para ver mais fotografias