CASA DOS AÇORES

É CARNAVAL NINGUÉM LEVA A MAL, E NO CARNAVAL NADA PARECE MAL

Reportagem: Paulo Jorge Cabral - 2016.02.06

Como tem sido habitual por estas “andanças” e não fugindo à tradição, mais uma vez a Casa dos Açores de Winnipeg celebrou o Carnaval no passado dia 6 de fevereiro com “casa cheia” e com ambiente entrudeiro.

Com as boas-vindas de João Paulo Melo, Presidente da Direção da Casa dos Açores, e apresentação do programa a cargo de Altina Sousa, a noite de carnaval consistiu com a atuação da dança carnavalesca das crianças intitulada ”Os Desejos de Palmo e Meio “, tendo como mestres Matilde Almeida e António Costa, dançarinos,
Ashley Soares, Guilherme Àvila, Mikaela Schlafman, Martim Costa, Cassandra Guilherme, Afonso Almeida, Aliyah Parisian, Tony Medeiros, Tatyanna Pereira Hill, Nuno Costa, Danica Simão e Filipe Silveira, seguindo-se a exibição do grupo folclórico “Memórias da Nossa Terra” que atuou várias “modas” do folclórico açoriano terminando com a tradicional dança dos Cadarços, que outrora era parte integrante as festividades carnavalescas em São Miguel.

De seguida atuou o grupo juvenil da Casa dos Açores “Ilhas de Bruma” que interpretou várias danças do seu reportório, terminando com o “pezinho da Vila” convidando desta feita a audiência a participar.

Após um breve intervalo aonde foi servido as tradicionais “malassadas” seguiu-se a dança carnavalesca intitulada “Casamentos Arranjados “ ensaiada por Maria Dias Carreira, sendo os “mestres da dança”, a própria Maria Dias Carreira e seu filho Samuel Carreira, sendo os protagonistas do “enredo” David Ávila (Pai), António Costa (Joaquim), Manuel Santos (Elisabete), Anabela Ávila (Mãe) Stephanie Aguiar (Sacristão) e João Correia (Padre).

Complementaram o bailinho os dançarinos Mellissa Carreira, Katia Hill, Lais Costa, Ashley Coelho, Anália Sousa, Stephanie Aguiar, Nélia Medeiros, António Luz, Patrício Costa, Bradley Fernandes, António Medeiros e António Carreira, acompanhados pela orquestra composta por Nicholas Melo (acordeão), Mário Lopes (violão), José Chaves (Guitarra de Fado) e Gerry Pacheco (violão). O controlo de som e música ambiente esteve a cargo de Paulo Calisto e Hermano Silva.

Os trajes das danças foram confeccionados pelas costureiras Fátima Dias, Altina Sousa, Maria Dias Carreira e Geraldina Sousa.

Estiveram presentes entre os muito convivas, Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Winnipeg, Maria do Carmo Cabral, Presidente da Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba, Vice-presidente da Câmara Municipal de Winnipeg Mike Pagtakhan, Padre Tiago Coloni, Irmã Dédé, da Paróquia da Imaculada Conceição, Pedro Correia, Presidente do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, Luís Dias, Presidente da Banda Lira de Fátima, Altina Sousa, Secretária da Associação Portuguesa de Manitoba, Jocelinda Guerra, do Jornal “O Mundial” e Emanuel Correia da LusoCanTv.
Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa