Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
Vigésimo Terceiro  Aniversário da Fundação da Casa dos Açores

Por: Paulo Jorge Cabral (Texto) - Nélia Soares (Fotografia) - 2015-10-03

A Casa dos Açores de Winnipeg celebrou no passado dia 3 de outubro o 23º Aniversário de sua fundação, que ocorreu em Setembro de 1992, sendo incorporada em Outubro deste mesmo ano.

Foram muitos os sócios e amigos desta organização que participaram neste evento, entres eles encontravam-se vários convidados, salienta-se a presença de Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba, Mike Pagtakhan, Deputy Mayor da Cidade de Winnipeg, Luís Dias, Presidente da Banda Lira de Fátima, Maria do Carmo Cabral, Presidente da Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba, a Associação Portuguesa de Manitoba fez-se representar por Altina e Geraldina Sousa, Padres André Lico e Tiago Coloni,irmã Carina da Paróquia da Imaculada Conceição, Albino Felizardo, Tesoureiro do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, Walter Rodrigues, Presidente da Associação de Comerciantes e Empresários Portugueses, João Cardoso da Rádio CKJS e António Soares, Operador de Câmara do LusoCanTv.

Depois das boas-vindas por João Cardoso, Presidente da Assembleia Geral da Casa dos Açores, foi a vez, dos Padres, Tiago Coloni e André Lico proferirem a oração de Acção de Graças, em português e inglês respetivamente.

Foi servido um delicioso jantar que consistiu de caldo verde, salada, Bife grelhado e peito de galinha, sobremesa, preparado e servido pelos voluntários da Casa dos Açores.

Logo após o jantar atuou o Grupo Folclórico Infantil da Casa dos Açores “Ondas Azuis” e “ Ilhas de Bruma” que com a sua graciosidade encantaram os presentes ao interpretarem várias danças do folclore açoriano.
A seguir ao jantar ocorreu a cerimónia do corte do bolo de aniversário, pelo Presidente e Vice-presidente da Casa dos Açores, Cônsul de Portugal e Senhores Padres, seguindo-se fotografia de praxe com todos os membros a direção e voluntários da Casa dos Açores.

De seguida Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Winnipeg a dirigir algumas palavras, o qual apresentou saudações em nome do governo de Portugal, não deixando de realçar o contributo desta organização na preservação da cultura e tradições portuguesas nesta cidade.

No seguimento dos discursos, Mike Pagtakhan, Vice-presidente da Câmara de Winnipeg, lembrou aos presentes a recente viagem oficial que fez ao Açores dizendo “fiquei deslumbrado com a beleza de ilhas que os portugueses têm no meio do Atlântico”.

“Foi uma experiencia que quero repetir, e dentro do contexto do protocolo a assinar com as cidades irmãs, quero levar o Mayor Bowman aos Açores” concluiu.

Terminou a sua intervenção apresentando uma placa comemorativa em nome da Câmara Municipal de Winnipeg.
Logo a seguir aos discursos atuou o grupo folclórico “Memorias da Nossa Terra” da Casa dos Açores.

João Paulo Melo, Presidente da Direcção da Casa dos Açores usou da palavra agradecendo a presença de todos naquele evento, agradeceu os membros da sua direcção na preparação do evento, não deixando de mencionar todos os sectores envolvidos.

Anunciou a presença dos convidados, terminando com anúncios de várias actividades a desenvolver pela Casa dos Açores, especialmente mencionando a semana cultural que decorrerá este ano entre 1 e 8 de novembro.
O serão terminou com a atuação dos conceituados artistas Hermano Silva e Kaila Leonardo.