Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
Vigésimo Segundo Aniversário da Fundação da Casa dos Açores

Por: Paulo Jorge Cabral (Texto) - Nélia Soares (Fotografia) - 2014-10-04

Tiveram lugar no passado dia 4 de Outubro a celebração do vigésimo segundo aniversário da fundação da Casa dos Açores de Winnipeg, com um jantar, aonde participaram vários sócios e amigos desta organização.
Entre os participantes encontravam-se vários convidados, entre eles salienta-se a presença de Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba, General Chito Rodrigues, Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes de Portugal que se fez acompanhar pelo Coronel Faustino Hilário, Secretário-geral da referida Liga, Dr. Mário Jorge Santos, Presidente da Associação Portuguesa de Manitoba, Padres André Lico e José Eduardo Medeiros, Pedro Correia, Presidente do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, Luís Dias, Presidente da Banda Filarmónica Lira de Fátima, Roger Ribeiro, Presidente da Casa do Minho, Jocelinda Guerra, Directora do jornal “O Mundial”, João Cardoso da Rádio CKJS e Paulo Bergantim, Director do LusoCanTv.
Depois das boas-vindas por João Cardoso, Presidente da Assembleia Geral da Casa dos Açores, foi a vez, do pároco da Igreja da Imaculada Conceição, Pe. André Lico proferir a oração de Acção de Graças-
Foi servido um delicioso jantar que consistiu de creme de vegetais, salada, T-Bone Steak  e sobremesa, preparado e servido pelos voluntários da Casa dos Açores.
Logo após o jantar atuou o Grupo Folclórico Infantil da Casa dos Açores “Ondas Azuis” que com a sua graciosidade encantaram os presentes ao interpretarem várias danças do folclore açoriano.
João Paulo Melo, Presidente da Direcção da Casa dos Açores usou da palavra agradecendo a presença de todos naquele evento, agradeceu os membros da sua direcção na preparação do evento, não deixando de mencionar todos os sectores envolvidos.
Anunciou a presença dos convidados, terminando com anúncios de várias actividades a desenvolver pela Casa dos Açores, mencionando a visita de Vasco Cordeiro, Presidente do Governo Regional dos Açores, que virá a Winnipeg durante a semana cultural que decorrerá entre 3 e 8 de novembro próximo.
De seguida convidou Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Winnipeg a dirigir algumas palavras, o qual apresentou saudações em nome do governo de Portugal, não deixando de realçar o contributo desta organização na preservação da cultura e tradições portuguesas nesta cidade.
De o General Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes de Portugal dirigiu-se aos presentes com um discurso muito emotivo sobre os combatentes, falou do prepósito de sua visita a esta cidade e não deixou de mencionar o bem que foi recebido na sua visita anterior, a qual o inspirou num poema, que o declamou, e foi muito aplaudido.
O serão terminou com a atução do conceituado artista comunitário Hermano Silva.