Tradições da Páscoa Minhota Celebradas na Casa do Minho de Winnipeg

Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto) - Dela Silva (Fotografias) 01.ABRIL.2018
Com o salão de festas repleto, decorado com cores pascais, pairando os cheiros primaveris das flores que o ornamentavam, ambiente de festa foi como foi celebrada a festa da Páscoa na Casa do Minho de Winnipeg.

O evento com apresentação de Casimiro Rodrigues teve início pelas 14 horas e trinta minutos, que em breves palavras falou um pouco desta tradição enraizada principalmente na região do Minho, ao norte de Portugal.

Esta tradicional festa da visita Pascal “compasso” que foi neste ano presidida pelo reverendo Padre André Lico, acompanhado pelos mordomos da festa: Carolina e José Gonçalves, Dela e Henrique Silva e Manuel e Custódia Vieira

Presentes estiveram também a convite da Direção da Casa do Minho, Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba, Vereador Municipal Mike Pagtakhan, Pedro Correia, Presidente do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, Maria do Carmo Cabral, Presidente da Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba, Luís Dias, Presidente da Banda Lira de Fátima, Maria José Correia, em representação da Associação Portuguesa de Manitoba, João Paulo Melo, Presidente da Casa dos Açores, Jocelinda Guerra, Diretora do Jornal O Mundial, João Cardoso, Rádio CKJS, Paulo Bergantim da Luso CanTv, Padres André Lico e Tiago Coloni, que se fizeram acompanhar pela irmã Karina Ribeiro.

Foi depois servido o almoço tradicional da Páscoa, que consistiu de canja de galinha, seguido de bacalhau à Brás, complementado por peito de galinha panado, e o tradicional cabrito que segundo os muitos comentários estava uma delícia.

Após o almoço Casimiro Rodrigues apresentou os convidados, e lembrou que a equipa da cozinha que não somente nesta ocasião, mas sempre que e solicitada, prontamente acede ao pedido e não se poupa a esforços no sentido de executar trabalho com perfeição, não faltou a praxe.

Falou Filipe Alves, Presidente da Direção, que agradeceu a presença dos participantes nesta celebração, voluntários que prepararam e serviram a refeição, terminando anunciou os mordomos para o próximo ano, sendo eles, Ted Susie Cruz, Mário e Alexandra Rodrigues e João e Paula Marques.

Seguiu-se a intervenção de João Marques, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, que em inglês, também agradeceu os participantes, voluntário e mordomos do próximo evento.

Antes do termo das celebrações foi servida uma mesa muito farta e rica em sobremesas.