Casa do Minho de Winnipeg Comemora o 44º Aniversário

Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto) - Dela Silva (Fotografias)
Foi de casa “repleta” que Casimiro Rodrigues, Mestre-de-cerimónias deu pelas 19 horas o início à celebração do Quadragésimo Quarto Aniversario da Casa do Minho dando as boas-vindas a todos os participantes, terminando com a oração de Ação de Graças.

Após os toques do Hinos Nacionais, respetivamente do Canadá e Portugal, foi servido o jantar que como sempre muito delicioso, preparado pelos voluntários desta organização, consistiu do tradicional caldo verde, seguindo-se de salada grega, complementado com um prato principal de peito de galinha e entrecosto assado com arroz, batata e legumes.

Durante o jantar atou o grupo Italiano “Le Regazze Italiene” que se fez acompanhar pelo agrupamento musical Niamo Raga, que atuou várias danças e canções tradicionais daquele país, que muito agradou a audiência.

Após a atuação deste grupo Casimiro Rodrigues anunciou a presença de vários convidados que se associaram a este evento, Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba, Vereadora Municipal Cindy Gilroy, Vereador Mike Pagtakhan, Maria do Carmo Cabral, Presidente da Lida da Mulher Portuguesa de Manitoba, José Dias, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Manitoba, Pedro Correia, Presidente do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, e os órgãos de comunicação portugueses, representados por Sally Correia, Jornal “O Mundial”, João Cardoso, programa de rádio “Voz Lusitana” e Paulo Bergantim, LusoCanTv.

Procedeu-se à cerimónia do corte do bolo de aniversário, com a presença do corpo diretivo da Casa do Minho, Cônsul de Portugal e vereadores municipais.

Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal, subiu ao palco, e na sua intervenção falou no percurso da Casa do Minho durante estes mais de quadro dezenas de anos, que se tornou realidade com o sonho de seu fundador, o Senhor José Vieira, que implementou um programa de folclore hoje com muitos participantes.

Finalizou apresentado parabéns à organização aniversariante em nome do Governo de Portugal, e em resume falou do Portugal atual, convidando a visitarem o nosso país e em loco presenciar aquilo que de melhor tem para oferecer.

Subindo ao palco de seguida, a Vereadora Municipal Cindy Gilroy, em seu nome, do Mayor Brian Bowman e de seu colega Mike Pagtakhan parabenizou todos os membros da Casa do Minho pelo grande feito que é uma existência de 44 anos.

Filipe Alves, Presidente da Direção da Casa do Minho usou da palavra para agradecer a todos os convidados, participantes e de forma muito especial a todos os voluntários.

Terminou a sessão de discurso a intervenção de João Marques, Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Atuou a cançonetista da ”casa” Nacy Gomes, que interpretou algumas canções do seu reportório.

Mas foi com os Ranchos Folclóricos, tradicionais do Minho que a noite continuou, atuando primeiramente os mais pequeninos com o grupo “Sonhos”, seguindo-se o grupo “Esperança”, ”Perolas do Atlântico”, “Tradicionais” e “Aldeias de Portugal”.

A noite terminou com música de baile ao som de um DJ da Sensational Sound, e foi servido uma soberba mesa em estilo bufete, aonde se encontrava a mais variedade de iguarias, queijos, fumeiro, frutas e doçaria variada.
Double click to view photo gallery by Dela Silva.

Clique na fotografias para ver a foto reportagem por Dela Silva