
DIA DE “MATANÇA” NA CASA DOS AÇORES
Por: Paulo Jorge Cabral (texto) – Fátima Sousa e António Soares (Fotografias) – 2020.01.25
Dia de “matança” na Casa dos Açores, com sala cheia num dia de inverno em que as temperaturas estavam amenas desta forma convidando os sócios e amigos desta organização a participaram neste evento anual, que este ano decorreu no passado dia 25 de janeiro.
Como convidados há que salientar a presença de Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba, Vivian Santos, Vereadora Municipal da Cidade de Winnipeg, Padre André Lico, e o recém-chegado Padre Diego e Irmãs Dédé e Karina, Maria do Carmo Cabral, Presidente da Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba e Luís Dias, Presidente da Banda Filarmónica Lira de Fátima.
Depois das boas-vindas por João Paulo Melo, Presidente da Casa dos Açores, o Padres André Lico e Padre Diego foram incumbidos de proferir a oração de Ação de Graças, os quais abençoaram os alimentos e as pessoas que o prepararam.
O delicioso jantar servido tipo bufete, começou a ser preparado na semana anterior pelos voluntários da Casa dos Açores, na confeção dos enchidos, consistiu de todas as iguarias de essenciais a um bom jantar de “matança” não deixando de incluir todos os acompanhamentos.
Após o jantar João Paulo Melo, Presidente da Casa dos Açores, agradeceu a presença de todos, especialmente as dos convidados, convidou os convivas a repetir a refeição, pois havia muita fartura.
O entretenimento este ano, contou com a atuação dos Grupos Folclóricos da Casa dos Açores, respetivamente “Ilhas Azuis” e “Ilhas de Bruma”.
O serão terminou com baile com a atuação do cantor, compositor e músico João Pimentel.


