ENTREVISTA COM JOÃO CARDOSO, CANDIDATO A CITY COUNCILLOR NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS, QUE TERÃO LUGAR A 22 DE OUTUBRO
O Luso canadiano João Cardoso, candidato pelo Bairro Daniel MacIntyre às próximas eleições municipais que se realizam a 22 de outubro, concedeu uma entrevista conjunta ao jornal “O Mundial e ao Site PortugueseInManitoba.com, que passamos a transcrever na sua íntegra.

João, depois de duas anteriores tentativas de eleição ao cargo de vereador Municipal, o que que te motivou novamente a concorrer ao cargo de vereador pelo Bairro Daniel Mac.

A minha motivação, é servir e ajudar as pessoas do Daniel Mac, é preciso trabalhar, e esta é a zona ideal para o desenvolvimento de Winnipeg como cidade.

Concorres ao cargo como candidato independente, digo não estás endossado por nenhuma força política ou partidária. Isto traz-te vantagens ou desvantagens.
  

Como independente há vantagens, depois de eleito votarei com os desejos dos eleitores, e tenho poder para fazer decisões próprias, as desvantagens são, não ter o apoio das máquinas partidárias.

Há uns anos atrás estavas ligado ao Partido Novo Democrático (NDP), hoje candidatas-te como independente, porque a desvinculação com o partido?

A razão e simples o NDP , adaptou ter o congresso a anos atrás uma pessoa e um voto , nos congressos eleitorais , com manda a democracia , nas últimas eleições no congresso  provincial , com  pressões  dentro do partido decidiram voltar com os votos de grupos, de delegados.

Voltando ao assunto da tua candidatura, e como vejo encontras-te motivado, o que é que o João Cardoso desta campanha diferencia-se de outras campanhas anteriores?

Tenho mais experiência como pessoa, talvez com a vossa ajuda, como locutor da CKJS sinto-me apto depois de eleito por vocês a dar o meu melhor como city councillor, acredito que vou ganhar estas eleições.

O Bairro Daniel Mac, é uma das zonas eleitorais mais disputadas nas próximas eleições municipais, até à data são 6 os candidatos. Isto á partida dá-te vantagem ou achas que a tua estratégia de campanha altera-se ao contrário de haver apenas dois ou três candidatos.

Sim porque sou o único candidato com o nome que não é anglo-saxónico, com experiência na vida, de negócios e politica. Isto é vantajoso.

O atual vereador (incumbente) que detém o peloiro de vereador já há vários anos nesta área, está a recandidatar-se. Achas que à partida parte como favorito, mesmo acusando desgaste físico motivado pela sua idade avançada.

Sim e não, o nome e importante, mas depois de duas décadas de político, e envelhecido e sem novas ideias, os eleitores tem a possibilidade de votar Cardoso no dia 22 de outubro de 2014.

Olhando às estatísticas de anteriores eleições, a afluência às urnas no Bairro Daniel Mac foi muito baixa, atingindo em certas áreas uma abstenção de cerca de 90%o dos eleitores. Na tua opinião o que deverá ser feito para haver uma maior participação dos constituintes da zona.

E preciso motivar as pessoas indo de porta em porta nas próximas semanas, o candidato com um grupo de amigo, e apoiantes e pedir o voto .
Sendo o Bairro Daniel Mac uma zona predominantemente habitada por emigrantes, uns a viver já na zona há algum tempo, outros chegados na última década, achas que como emigrante que és tens vantagem sobre os outros candidatos.

Acho que sim, nós imigrantes somos diferentes, é preciso suceder lutar mais dar exemplo espero ter o apoio dos recém-chegados.
Já te encontras em plena campanha há alguns dias, tens contatado várias pessoas desta área, e tenho a certeza que já te perguntaram “se fores eleito o que farás de diferente dos outros candidatos”, quais são os pontos principais de base na tua candidatura?
Os pontos principais são as infraestruturas, a ligação da Ellice  e Sangent ao Winport, depois embelezar as fachadas das negócios e moradias desde o centro da cidade até o aeroporto.

Se te encontrasse frente a frente com o presente vereador municipal, e ele te perguntasse “o que achas que deveria ter feito e não fiz”. O que lhe responderias?

Não soube colaborar com os outros vereadores, não quis trabalhar para o bem comum tenta ser eleito, só promovendo o seu nome, e não teve a devida atenção aos interesses do bairro , fazendo as coligações necessárias para o desenvolvimento do Daniel Mac.

Para terminar queremos desejar-te o maior sucesso na tua campanha, e em poucas palavras convence o eleitorado para que no próximo dia 22 de outubro vote na tua candidatura.

O eleitorado deve participar nas eleições, a cidade é de todos nós, os eleitores do Daniel Mac, tem um papel preponderante na campanha e nas eleições, votar e participar com o vosso voto vamos ganhar, há coligações no terreno a trabalhar, vão ter em mim a voz para que a parte da cidade no Daniel Mac cresça e ter desenvolvimento entre 2014 - 2018, vamos força amigos e eleitores, vamos celebrar vitória no próximo dia 22 de outubro.