Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
BANDA LIRA DE FÁTIMA

41º ANIVERSÁRIO

Reportagem de: Maria José Correia (Texto) - Paulo Jorge Cabral, Nélia Soares e Carlos Sousa (Fotografias) - 2014-10-18

No salão nobre da Associação Portuguesa de Manitoba, houve festa rija para celebrar mais um ano de existência da Banda Lira de Fátima. Este Evento teve lugar no passado dia 18 de Outubro, com um belo jantar e programa de variedades no palco. 
Sara Dias foi a Mestre-de-cerimónias da noite, que fez um excelente trabalho. Maria José Correia foi chamada para Ação de Graças. 
Depois foram anunciados os convidados, destacando a presença do senhor Major General Dennis Tabbernor e sua esposa Christine.  Presentes também o Cônsul de Portugal, Sr. Paulo Cabral, a esposa e sua mãe, Presidente da Associação Portuguesa de Manitoba, Dr. Mário Santos, Presidente da Casa dos Açores, Sr. João Paulo Melo, Presidente da Casa do Minho, Sr. Roger Ribeiro e esposa, Jocelinda Guerra, diretora do jornal “O Mundial”, Pedro Correia, Presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes de Winnipeg e esposa, João Cardoso, do programa português “Voz Lusitana”, Walter Rodrigues, Presidente da Câmara do Comercio, e esposa, Casimiro Rodrigues, Financial Advisor, Armindo Brás, Tesoureiro da APM e esposa.
A ementa constou de sopa de vegetais, salada mista, peito de galinha, bife grelhado, com acompanhamento de batatas rosadas, cenouras, brócolos e couve-flor, e sobremesa, bolo de limão com Chantili e amêndoas lapidadas. Jantar muito farto e saboroso, confecionado pela senhora Arminda Domingos, ajudada pela equipa da Banda Lira de Fátima e outras voluntárias.
Foi convidado a subir ao palco o Dr. Mário Santos para dirigir umas palavras. Começou por dar os parabéns a Banda; elogiou o seu trabalho de 41 anos de existência, na divulgação da música portuguesa e fazia votos para que continuassem, pois tem prestado um ótimo serviço a nossa Comunidade. Anunciou que há dois portugueses a concorrer nas próximas eleições. João Cardoso, para City Councilor, e Maria Santos para School Trustee. Aconselhou os portugueses a votarem, se residirem nas respetivas áreas.
De seguida falou o nosso Cônsul Sr. Paulo Cabral. Enalteceu o trabalho que a Banda tem desenvolvido, sobretudo entre os mais jovens, pois tem sido uma maneira de espalhar a nossa cultura. Deu os parabéns ao Sr. Luís Dias, Presidente da Banda Lira de Fátima, sua Maestrina Maria Dias Carreiro e a todos os músicos, fazendo votos para que continuem com o mesmo entusiasmo mostrado ate agora, desejando-lhes muitas felicidades no futuro.
Sara Dias chamou depois João Cardoso, candidato ao lugar de City Councilor, que dirigiu umas breves palavras a todos os presentes, incitando-os a votar no próximo dia 22 de Outubro e garantindo melhoramentos na sua Zona, caso seja eleito.
De seguida dançou o rancho “Juventude”, cheios de vivacidade e muito certinhos, que arrancaram fortes aplausos da assistência.
O Rancho “Alegria”, encheu de alegria todo o palco, exibindo-se duma forma maravilhosa, como aliás é habitual!... Depois veio João Pimentel; com a sua bela voz, arte de comunicar com o público, e música bem portuguesa...
A parte mais alta da noite, foi a exibição da Banda Lira de Fátima. O primeiro número foi dedicado ao Sr. Major General Dennis Tabbernor, agradecendo a sua presença e recordando o centenário da 1ª. Guerra Mundial, dedicado a todos os Combatentes. Uma marcha militar, primorosamente executada. Depois outros números se seguiram, sempre com a mesma classe e mostrando o valor dos músicos e da Banda Lira de Fátima.
Parabéns, maestrina Maria Dias Carreiro!... Parabéns, Presidente Luís Dias!... Coragem e sempre em frente...
Foi oferecido um lindo ramo de flores a Maestrina, pela representante dos músicos, a menina Ashley Gata.
A encerrar, tocaram o Hino da Banda, com os músicos e a assistência, todos de pé.
Seguiu-se um pequeno intervalo, dando lugar depois a ultima atuação de João Pimentel, para finalizar este memorável serão.