Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
BANDA LIRA DE FÁTIMA

42º ANIVERSÁRIO


Reportagem de: Paulo Jorge Cabral (Texto), Nélia Soares (Fotografias) - 2015-10-17

A presença da Banda Filarmónica Lira de Fátima junto da comunidade portuguesa de Manitoba nos passados 42º anos foi assinalada com um jantar de aniversário que reuniu na Associação Portuguesa de Manitoba cerca de 500 pessoas.

Sara Dias teve as honras de mais uma fez ser a Mestre-de-cerimónias da noite, fazendo como sempre um excelente trabalho.

Os senhores Padres André Lico e Tiago Coloni, o primeiro também na qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Banda, foram incumbidos da oração de Ação de Graças e bênção da comida.

O jantar teve início pelas 19 horas e trinta minutos aonde foi servido creme de vegetais, salada mista, peito de galinha, bife grelhado, com acompanhamento de batatas rosadas, cenouras, brócolos e couve-flor, e para a sobremesa bolo acompanhado por café. Jantar muito farto e saboroso, confecionado pela senhora Arminda Domingos, ajudada pela equipa da Banda Lira de Fátima e outros voluntários.

Durante o jantar atuaram os cançonetistas Hermano Silva e Kayla Leonardo, como também os Ranhos “Juventude e “Alegria” da Associação Portuguesa.

Como orador da noite falou Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Winnipeg, que associou-se aos convidados, Armindo Brás, Diretor de Finanças da Associação Portuguesa, João Paulo Melo, Presidente da Casa dos Açores, Maria do Carmo Cabral, Presidente da Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba, Pedro Correia, Presidente do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, Padre André Lico, Padre Tiago Coloni, Irmã Karia, Paróquia da Imaculada Conceição, Walter Rodrigues da Associação de Comerciantes Portugueses, João Cardoso da Rádio CKJS e Carlos Sousa da LusoCanTv, e a todos os participantes, desejando um feliz aniversário à Banda.

Paulo Cabral salientou o contributo daquela organização na preservação da cultura portuguesa nesta província, terminando falou um pouco sobre o nosso país, com enfase neste período pós eleições. 

De seguida voltaram ao palco Hermano Silva e Kayla Leonardo que voltaram ao palco para uma peque intervenção.

Como já era esperado o momento mais alto da noite deve-se à presença da organização aniversariante em palco, os quais sob a direção da maestrina Maria Dias Carreira, interpretaram várias peças musicais, terminando com o Hino da Banda da autoria Manuel Soares, falecido Maestro e um dos seus fundadores.

Após esta sólida atuação da Banda a Maestrina Maria Dias Carreira foi presenteada com um ramo de flores por Ashley Gata, representante dos músicos.

A seguir à intervenção da Banda, Luís Dias, Presidente da Direção, dirigiu algumas palavra, que de uma forma geral agradeceu a presença dos convidados e de todos aqueles que compraram ingressos para o jantar, e de uma forma muito especial a todos os voluntários que convencionaram e serviram o jantar, finalizando gradeceu à Associação Portuguesa pelo apoio incondicional, tanto na cedência da sala como no apoio logístico.

Terminando agradeceu à sua esposa Lurdes e Zita Lopes pelo apoio na preparação do evento.

Seguiu-se um pequeno intervalo, dando lugar depois a última atuação de Hermano Silva e Kayla Leonardo, desta feita com música para baile.
Vídeo cortesia de Carlos Sousa / Video courtesy of Carlos Sousa