Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
SABORES DO PARQUE 2016

Reportagem: Maria José Correia (Texto) - Carlos Sousa e António Soares (Fotografias)


No passado dia 30 de Janeiro, teve lugar mais um jantar no Salão de Festas da Associação Portuguesa de Manitoba, jantar este, destinado a angariar fundos para reverter a favor de um jardim no Parque, onde as crianças portuguesas, possam brincar à vontade! Com a lotação esgotada, tudo decorreu na melhor harmonia, apesar de alguns atrasados, terem resolvido vir a ultima hora!
Um grande agradecimento aos organizadores, que procuraram conciliar e sentar toda a gente e em especial a Zita Lopes, que providenciou, para que tal acontecesse...
Obrigada, Zita... Se esta Senhora não existisse, tinha de ser inventada, para que estes “Milagres” acontecessem... Mais uma vez obrigada, Zita, na parte que me diz respeito!
A sopa foi servida nas mesas e o serviço de comida, foi através de bufete, com o chamamento de mesas numeradas, na voz de José Alves. Muita fartura, muita variedade de comidas. Depois de servidas mais de 400 pessoas, ainda José Alves anunciou, que quem quisesse ir buscar mais, havia la muita comida!  As 2 ultimas mesas a serem chamadas, tiveram direito a garrafas de vinho, grátis. Uma garrafa por cada 8 pessoas, dessas mesmas mesas.
A seguir, foram chamados todos os presentes, para irem servir-se de sobremesas e café. Novamente se notou muita fartura de doces, malassadas, pasteis de nata, pudins, arroz doce, queijadas, era um nunca mais acabar.
O programa no palco, foi abrilhantado pelo artista Victor Martins, vindo de Toronto que, com a sua alegre musica portuguesa, pôs muitos pares a dançar!
Achamos que, como a Associação Portuguesa de Manitoba, vai comemorar o seu Quinquagésimo Aniversario, e o Parque Português e mais 1 filho da nossa Associação, será de interesse saber, como foi o seu nascimento...
No ano de 1994, um grupo de sócios, incluindo José Alves, Afonso Diogo, Manuel Domingos, Joaquim Neto, Manuel Rocha e Malvino Azevedo, juntaram-se  para organizar a compra e desenvolvimento de um terreno a volta do Lago Manitoba, perto de St. Laurent.
Apresentaram o caso em reunião da Direção, que, depois de posto a votação, foi decidido aprovar tal compra.
A A.P.M. tem investido muito dinheiro no desenvolvimento do Parque.
Foram-se abrindo lotes, construindo Ruas, uma ótima cozinha foi concluída, um Bar, um grande Alpendre com respetivo palco, piscina enorme para adultos, casas de banho, uma esplanada, campo relvado para futebol, etc. etc., tudo financiado pela Associação. Ultimamente, tem-se organizado as Festas dos Santos Populares, em Junho, e em Setembro as Festas em honra do Divino Espirito Santo, com missa e Coroações.
E um grande Baluarte que a nossa A.P.M. ali implantou...
Para esclarecimento dos nossos leitores, já saíram dos cofres da Associação, para manutenção do Parque, a volta de 250.000 dólares... E claro que os campistas pagam o aluguer dos seus lotes, mas usufruem deles e se compararmos preços, são bem mais baratos do que os outros Parques Canadianos e no Inverno, não se lhes corta a luz elétrica, podendo usufruir dela. E a A.P.M. e quem paga as faturas...
E muito bom para toda a Comunidade e concordamos plenamente que todos os portugueses que quiserem, tenham o direito de la estar, mas nunca nos esqueçamos que o Parque Português é pertença da Associação Portuguesa de Manitoba, que o tem melhorado e mantido, ate aos dias de hoje!
Forca Associação! Forca Sócios Fundadores e restantes Sócios! Forca as Comissões que se preparam para festejar os teus 50 anos de existência!
A Associação continua a sua vida  como Organização Cultural, Desportiva, Assistente e Recreativa.
Quando acabar a Comemoração do Quinquagésimo Aniversario, a Assembleia Geral ira novamente eleger uma Direção  para 2016-2017.
Assim prosseguiremos numa Historia com um principio Concreto e um fim  ABSTRATO!!!