Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
Associação Portuguesa de Manitoba

Jantar “Sabores do Parque”


Reportagem: Paulo Jorge Cabral - 2014.01.17

No passado dia 17 de Janeiro realizou-se na Associação Portuguesa de Manitoba um jantar convívio intitulado “Sabores do Parque” organizado pela Comissão Diretiva do Parque Recreativo e Desportivo desta organização, situado em St. Laurent, Manitoba, que dista cerca de 80 Km a norte de Winnipeg.
A salão encontrava-se repleto de utentes do parque, seus familiares, amigos e membros da comunidade portuguesa, entre eles o Cônsul de Portugal em Manitoba, Paulo Jorge Cabral.
No ar pairava o aroma dos sabores de Portugal do repasto confeccionado pelos utentes do parque que o exibiram em duas mesas paralelas posicionadas junto ao palco, agrupado por secções correspondentes às ruas do referido parque.
Do Minho ao Algarve, de Santa Maria ao Corvo e de Porto Santo à Madeira, verificou-se a diversidade da nossa culinária, não faltando, o indispensável Bacalhau, Chicharros, Favas Verdes e Secas, batata com pimenta, febras, feijoadas, guisados, caldeiradas, enfim de tudo um pouco aonde a abundância prevaleceu.
Antes de servido o jantar em formato bufete, Agostinho Bairos, Mestre-de Cerimónias e Vice-presidente da Direção da Associação Portuguesa deu as boas-vindas aos convivas, e convidou Helena Fernandes, utente do Parque a proferir a oração de Ação de Graças.
Logo após o jantar, nas referidas mesas de serviço foi apresentado uma variedade de doçaria portuguesa, acompanhada por café.
Antes do início do espectáculo foi anunciado a presença via Skype do Presidente da Associação Portuguesa de Manitoba Dr. Mário Jorge Santos, que através desta forma comunicação à distância intervencionou dando as boas vindas aos participantes do eventos, especialmente aos utentes do parque, que também assume em simultâneo seu director.
Terminou anunciando as celebrações do cinquentenário da fundação da Associação Portuguesa que se iniciam este ano, mencionou que em breve se realizarão a sessão da Assembleia-Geral, encorajou os sócios desta organização em formaram nova direcção, estimulando a participação dos jovens.
De seguida o Cônsul de Portugal em Manitoba, Paulo Jorge Cabral saudou os presentes, felicitou a comissão do parque que fez de um parque de campismo uma “Aldeia Portuguesa”, aonde se promove a cultura de Portugal e especialmente se fala português.
Terminou as intervenções José Alves, membro da comissão do Parque e grande impulsionador da fundação do mesmo, sendo ele o responsável pela manutenção do mesmo.
O entretenimento do evento esteve a cargo do duo “Cláudio e Daniela” vindo de Toronto, que durante duas horas consecutivas apresentaram uma exibição sólida, com muita energia, cor e dança sincronizada.
O reportório musical apresentado variou da música latina, portuguesa e brasileira, terminando com a canção “The Prayer” cantado em dueto em inglês e italiano.