Associação Portuguesa de Manitoba

Santos populares no Parque
Reportagem de: Paulo Delgado (Texto) - Fotografias Paulo Delgado e Fátima Sousa
 

Double click na fotografia para ver reportagem fotográfica
No passado Sábado 30 de Junho e Domingo 1 de Julho a Associação Portuguesa de Manitoba organizou as festas dos Santos Populares no Parque Recreativo de St. Laurent.

Sábado logo pela manhã o parque começou a vestir-se de vermelho e verde, bandeiras nacionais voavam orgulhosamente em todas as ruas, mostrando assim o apoio incondicional á nossa Seleção. Apesar de ter feito o melhor jogo do seu percurso na Rússia (segundo a opinião dos mais entendidos na matéria) não conseguiu bater o Uruguai, terminando assim o seu percurso no Campeonato do Mundo. Uns momentos de silêncio, alguma frustração estava patente na cara das pessoas, umas lágrimas pelos cantos dos olhos um nó na garganta que foi passando com a ajuda de mais uma bebida. Até Rob Gale o treinador recente contratado da nova equipa profissional de futebol Valour FC estava no bar do parque a assistir ao jogo.

A tarde foi passando, a frustração foi desaparecendo e o ambiente de festa foi-se instalando. A Ashley Gata mais a sua equipa de voluntários preparou uma tarde de jogos para a pequenada e não só porque na guerra de balões de água muitos adultos participaram, para ajudar a refrescar do calor que se fazia sentir. Ao final do dia os doces aromas das sardinhas assadas e do frango de churrasco foram invadindo os espaços e despertando a atenção dos presentes para o jantar.

O início da noite foi abrilhantado por Tony Silveira, entre algumas anedotas mais picantes o seu reportório foi despertando o interesse dos presentes e muitos resolveram dar um pé de dança. Desde a música popular, aos grandes clássicos da música portuguesa, passando pelos chamados “pimba” até alguns temas bem conhecidos do rock and roll dos anos 50 aos 70. As pessoas iam chegando e o recinto ia enchendo para o momento mais aguardado da noite.

Ás 11 horas as cores e as formas começaram a encher o céu perante o olhar admirado e satisfeito do público, iniciava-se assim o tão aguardado espetáculo de fogo de artifício. Os céus do parque encheram-se de luzes durante cerca de 15 minutos. De seguida cumpria-se a tradição da fogueira dos santos populares. Para terminar a noite Yoslai de la Rosa trouxe os ritmos de Cuba ao palco do parque.

Domingo embora ninguém esquecesse que era o Dia do Canadá continuava-se a celebrar Portugal e a nossa cultura. Para quem não conduz ou prefere uma maneira mais cómoda de se deslocar ao Parque a Ação Social organizou uma excursão para o parque. Há chegada do Dora Silva aguardava os “turistas” e encaminhava as pessoas. Pelas 12:30 deu-se início á celebração da eucaristia pelo Sr Padre Tiago, ajudado pela irmã Karina. No fim da missa formou-se a procissão em homenagem a Santo António, São João e São Pedro pelas ruas do parque contando com a participação de algumas dezenas de pessoas. Juntaram-se a esta nossa festa o Sr. Paulo Cabral, Cônsul Honorário de Portugal, o Sr Luís Dias Presidente da Banda Lira de Fátima, o Sr Padre André e a Irmã Dédé.

Depois de uma pausa para o almoço e um pequeno descanso para café houve tempo para rever algumas pessoas conhecidas e pôr alguma conversa em dia, de seguida deu-se início ao programa da tarde. A Vice Presidente Fátima Gomes Carreiro tomou a palavra para agradecer a todos a presença e desejar uma boa tarde. Mesmo debaixo de uma severa tempestade ninguém se assustou ou desistiu. A apresentação esteve a cargo da Sylvia Camara Tavares. O programa iniciou-se com o Rancho da Banda Lira de Fátima - Pérolas da Banda. Os ranchos da Associação: Infantil, Luzitos, Mocidade, Juventude e Alegria dançaram e encantaram. A tarde terminou uma vez mais com a boa música e algumas anedotas de Tony Silveira. Compravam-se algumas malassadas, bebia-se um galão e era tempo para as pessoas da excursão voltarem novamente a Winnipeg.

Desta forma cumpriu-se uma vez mais a tradição dos Santos Populares no Parque Recreativo da Associação Portuguesa de Manitoba. Obrigado a todos que se juntaram á festa, um obrigado muito especial aos voluntários que tornaram possível mais este sucesso.