Associação Portuguesa de Manitoba

Festas dos Santos Populares, no Parque Recreativo e Desportivo em St. Laurent, 27 e 28 de Julho.

Reportagem: Agostinho Bairos

Fotografias: Dela Silva, Nélia Soares e Carlos Sousa

Vídeo Cortesia de Carlos Sousa / Video Courtesy of Carlos Sousa
Como foi anunciado realizaram-se, uma vez mais, as tradicionais festas dos Santos Populares no parque recreativo da Associação Portuguesa, situado a noroeste de Winnipeg, perto da Vila de Saint Laurent.

A Comissão do Parque começou várias semanas antes a planear e a preparar tudo para que nada faltasse e para que as festas fossem um sucesso. Com o apoio da Direção foi convidado novamente o duo Daniela e Cláudio, dois jovens artistas portugueses, radicados em Toronto, que já haviam atuado numa festa que o grupo do parque havia realizado na sede da APM, para virem abrilhantar as Festas dos Santos Populares. O objetivo principal era o de atrair mais pessoal às festas, principalmente os jovens.

No Sábado, dia 27, houve serviço de pequeno-almoço das 8 às 10:30 da manhã. Ainda da parte da manhã houve jogos para as crianças e às duas da tarde houve um desafio de futebol entre a equipe veterana da APM e uma equipe de jovens de várias origens étnicas.

Por volta das 8 da noite principiou o espetáculo com a participação dos Ranchos Folclóricos: Juventude e Alegria e atuações por Hermano Silva e Kayla Leonardo seguindo-se os cabeças de cartaz “Daniela e Cláudio”.  Um pouco antes da meia-noite o fogo-de-artifício, ao encargo de Paulo Raulino e sua equipa, iluminou os céus do local e deleitou todos os presentes. Houve dança animada com a participação de muitos jovens.

No Domingo foi servido novamente o pequeno-almoço. Às 12:30 principiou a celebração litúrgica, liderada e cantada pelo Reverendo Padre Tiago Coloni. A Banda Lira de Fátima acompanhou alguns dos cânticos e a assembleia participou ativamente, enchendo o recinto de sons harmoniosos e reverentes.

Seguiu-se a procissão. As imagens de Santo António, São João e São Pedro, em andores, ricamente decorados, e levados aos ombros de jovens e membros da Comissão, percorreram várias ruas do parque, decoradas com luzes e bandeiras multicolores.

Os senhores padres André e Tiago, as irmãs Dédé e Karina, o cônsul de Portugal, o presidente e membros da direção da APM e alguns outros convidados incorporaram no cortejo, assim como várias dezenas de pessoas, na maioria residentes do parque. A Banda Lira de Fátima interpretou alguns números do seu vasto reportório, dando assim um grande relevo a esta expressão de fé do povo português.

Da parte da tarde a Banda Lira de Fátima atuou novamente apresentando outros números que muito agradaram o pessoal reunido no recinto. Daniela e Cláudio, que estavam acompanhados de seu empresário: Sr. Pinto e sua esposa Dona Linda, tornaram a atuar e, cheios de talento e energia, apresentaram vários números em inglês português.

Os membros da Comissão, os encarregados e voluntários da Cozinha, do Bar e da Decoração, os artistas e dançarinos e todos quantos tornaram possíveis e participaram nestas festividades, não esquecendo o grupo do autocarro, vai o nosso MUITO OBRIGADO.