Associação Portuguesa de Manitoba
Festas do Espírito Santo no parque
Reportagem: Paulo Delgado

Fotoreportagem (CSPV)


Decorreu no passado fim de semana a nona edição das Festas do Divino Espírito Santo no Parque no Parque Desportivo e Recreativo da Associação Portuguesa de Manitoba.

No Sábado pela manhã o espaço foi preparado, o altar do Espírito Santo e as mesas para o vinho, para o pão, para a carne e para o pequeno almoço. As pessoas foram chegando e apreciando o altar do Espírito Santo, acomodando-se para as cerimónias. O Sr. Padre André benzeu a comida e o vinho, começando então depois as pessoas a servirem-se do tradicional Bodo de Leite.

Enquanto se comia o Bodo de Leite preparavam-se os carros para a distribuição das Pensões. Enquanto isso na zona da cozinha já se notava a azáfama para os preparativos para a refeição do dia seguinte.

Começou então o cortejo pelas ruas para a distribuição das pensões. Em cada lote o cortejo era recebido com entusiasmo pelos seus proprietários. Bebidas e comida eram oferecidos aos foliões O cortejo demorou várias horas a percorrer as ruas, no final as pessoas cansadas, mas bem-dispostas regressaram a suas casas com o sentimento de missão cumprida.

Ao fim do dia a irmã Karina Ribeiro liderou os presentes na oração do terço em louvor do Espírito Santo. Depois do jantar o programa da noite juntou novamente as pessoas para assistirem à atuação dos ranchos da Associação Portuguesa de Manitoba Mocidade e Alegria, seguindo-se o João Pimentel com a sua música bem disposta levando as pessoas á pista para um pezinho de dança.

No Domingo bem cedinho um “batalhão” de voluntários comandados pela Dona Lurdes Dias preparavam o banquete que iria ser servido mais tarde a cerca de 600 pessoas. Enquanto isso outro grupo de voluntários preparava o recinto e o palco para a eucaristia.

O autocarro com a excursão chegou ao parque por volta da 1:00, as pessoas iam chegando e ocupando os seus lugares para a missa. Enquanto isso a Banda Aurora liderada pelo Henrique Braga ia fazendo o sound check para acompanharem a eucaristia. A missa foi celebrada pelo Sr. Padre André, tendo como cocelebrante o Sr. Padre Paul Tinguely da Diocese de Saint Laurent, O André Furtado um jovem seminarista de Angra do Heroísmo e de visita á família ajudou na celebração. Acabada a missa foi tempo para a coroação das crianças. Formou-se de seguida a procissão que percorreu as ruas do Parque acompanhada pela música da Banda Lira de Fátima.

Enquanto a procissão percorria as ruas do parque, na cozinha eram dados os últimos retoques na refeição, no recinto retiravam-se as cadeiras e voltavam-se a por as mesas a preceito com toalhas de pano, pratos e talheres, mais de 600 lugares sentados para receber os convivas que se iam juntando á entrada. Depois do regresso da procissão a banda tocou o Hino do Espírito Santo, as portas do recinto abriram e as pessoas procuravam um lugar para se acomodar. A Fátima Carreiro saudou os presentes e foi ajudando e orientando as pessoas para as mesas. Cerca de meia hora estavam todos sentados e a refeição começou a ser servida. A ementa foi composta pelas tradicionais Sopas do Espírito Santo á moda do Pico, Carne Cozida e Assada foi servida.

Após a refeição, começou o programa da tarde com um concerto da Banda Lira de Fátima dirigida pela maestrina Maria Dias. Seguiram-se os Ranchos Infantil, Luzitos, Mocidade e Juventude da Associação Portuguesa de Manitoba, e o Rancho as Pérolas da Nossa Banda da Banda Lira de Fátima. Fez-se então o sorteio das rifas e fechar o programa uma vez mais a boa disposição e música de João Pimentel.

Esta festa só foi possível graças ao trabalho em equipa da Direção, da Comissão de Manutenção do Parque e dos muitos voluntários que se disponibilizaram. A todos que abdicaram de estarem sentados com as famílias e amigos um muito obrigado.
WINNIPEG WEATHER / METREOLOGIA