Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
FESTAS EM HONRA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO NO PARQUE RECREATIVO E DESPORTIVO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE MANITOBA.

Reportagem: Paulo Jorge Cabral (texto) - Nélia Soares (Fotografias) - 2015.09.06

“Deus é Espírito” disse D. Richard Gagnon, Arcebispo de Winnipeg na homilia que proferiu durante a missa que presidiu em honra das Festas do Divino Espírito Santo, promovidas pela Associação Portuguesa de Manitoba no parque Recreativo e Desportivo daquela organização, localizado em St. Laurent, localidade a 80 Km norte de Winnipeg.

As festas decorreram a 5 e 6 de setembro, com o programa do sábado dia 5 destinado à distribuição de pensões pelos irmãos utentes do parque, em carros alegóricos devidamente decoradas simbolizando os tradicionais “carros de bois”, outrora utilizados nos Açores durante as festas ao Divino.

O serão daquele dia foi abrilhantado pelos cançonetistas Hermano Silva e Kayla Leonardo.

No domingo, dia 6, foi celebrada missa pelo Arcebispo de Winnipeg, coadjuvado pelos Padres André Lico, Tiago Coloni, da Paróquia da Imaculada Conceição e pelo Pároco da Paróquia de St. Laurent, com a participação do Coral da Imaculada Conceição e Banda Lira de Fátima.

A eucaristia foi muito participada pelos utentes do parque e comunidade portuguesa que se deslocou aquela localidade.

Após a missa, com a colaboração de muito bom tempo, depois de um fim de semana repleto de chuva procedeu-se ao cortejo da coroação que percorreu as ruas do referido parque, aonde participou além do clero mencionado, Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba e esposa e Dr. Mário Jorge Santos, Presidente da Associação Portuguesa de Manitoba, Banda Lira de Fátima e Foliões de São Miguel.

Ao recolher o cortejo era esperado por cerca de cinco centenas de pessoas, que participaram no almoço das tradicionais sopas do Espírito Santo, confecionadas e servidas por voluntários da Banda Lira de Fátima e Associação Portuguesa.

Além do Cônsul de Portugal e referido Clero, participaram como convidados Pedro Correia, Presidente do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, Maria do Carmo Cabral, Presidente da Liga Solidária da Mulher Portuguesa de Manitoba, Luís Dias, Presidente da Banda Filarmónica Lira de Fátima, João Cardoso, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Casa dos Açores e vários diretores da organização anfitriã.

A seguir ao repasto, assistiu-se ao concerto pela Banda Lira de Fátima sob a direção da maestrina Maria Dias Carreira, e como no dia anterior o serão dançante foi novamente abrilhantado por Hermano Silva e Kayla Leonardo.