57º Aniversário da Fundação da Associação Portuguesa de Manitoba.

Texto: PiM – 2023MAR04
Fotografia: João Pedro Correia.

Decorreu no passado dia 3 de março de 2023, o 57º aniversário da Associação Portuguesa de Manitoba, evento que teve lugar no Centro Cultural Português desta cidade, onde compareceram mais de três centenas de sócios e amigos desta organização.

A apresentação do programa esteve a cargo de Agostinho Bairos, um dos sócios fundadores, que na introdução do programa explicou como foi o início desta organização, inicialmente com 15 sócios fundadores e que mais tarde se alargaram a 56.

Fundada a 3 de março de 1966 em Winnipeg, o seu percurso acompanhou o desenvolvimento da comunidade portuguesa que se estabeleceu nesta cidade a partir do ano de 1955.

Esta organização com sede própria, com sala para capacidade de cerca de setecentas pessoas, com escola portuguesa, e um parque de campismo, sito em St. Laurent, Manitoba, que dista desta cidade cerca de 80 km, presentemente com mais de quatrocentos utentes que usufruem deste complexo especialmente na época de verão.

As boas-vindas proferidas pelo Dr. Mário Jorge Santos, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, que reconheceu a presença de Paulo Jorge Cabral, Cônsul Honorário de Portugal em Winnipeg e também todos os líderes comunitários que se associaram a este aniversário, extensivo a todos os sócios e voluntário que ao longo dos anos tem contribuído para o sucesso desta organização.

Ao finalizar a sua intervenção mencionou alguns sócios que recentemente faleceram.
A oração de Ação de Graças esteve a cargo da jovem Mafalda Delgado, que conduziu a audiência em oração, primeiramente em inglês finalizando com o “Pai Nosso” em Português.

O Cônsul Honorário de Portugal em Winnipeg foi convidado a proferir algumas palavras, nas quais enalteceu o contributo da Associação Portuguesa de Manitoba pelo empenho e dedicação à Língua, Cultura e Tradições portuguesas.

Felícia Agostino, Secretária do Executivo, agradeceu em nome do Presidente Justin Santos a presença de todos os participantes.

O espetáculo esteve a cargo dos Ranhos Folclóricos de casa e de duas jovens luso-canadianos que interpretaram várias canções.

A cerimónia do corte do bolo de aniversário contou com a presença do Cônsul de Portugal, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, respetivas esposas, Zita Lopes, Diretora do Executivo e sócios fundadores.
WINNIPEG WEATHER / METREOLOGIA