No passado sábado dia 2 de Março foi comemorado na Associação Portuguesa de Manitoba o quinquagésimo terceiro aniversário. Para assinalar esta data realizou-se um jantar. As portas abriram às 6 e a refeição começou a ser servida por volta das 7.

Entre os convidados destacamos o Sr. Paulo Cabral, cônsul honorário de Portugal em Winnipeg, o Sr. Andrew Swan MLA for Minto, alguns dos presidentes das outras entidades portuguesas na cidade entre outros dignatários. Fátima Gomes Carreiro e Paulo Delgado foram os apresentadores da noite e começaram por chamar ao palco o Sr. José Dias, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da casa.

O Sr. Dias saudou os presentes e notou com algum pesar que este ano não havia nenhum dos sócios fundadores na sala. Pediu um minuto de silêncio por todos os sócios, familiares e voluntários infelizmente falecidos. Lembrou ainda para as pessoas se aproximarem da instituição e se oferecerem para voluntariar o seu tempo ou mesmo fazer parte da Direção neste ano de mudança, pois esta casa é dos sócios.

Os Srs. Padres André e Rodrigo, foram convidados a dar graças pela refeição que iria ser servida. O Sr. Padre André congratulou a Associação por ser um marco e um pilar na vida da comunidade Portuguesa em Winnipeg ao longo destes 53 anos.

Depois do jantar servido foi a vez de dois dos grupos folclóricos da casa, Luzitos e Alegria dançarem e encantarem os presentes. Pediu-se ao Alegria e ao Presidente Dr. Mário Santos que partissem o bolo de aniversário. Como o Sr. Padre André fazia anos no dia 4, foram-lhe cantados os parabéns juntamente com a Associação.

Andrew Swan subiu ao palco para dizer umas palavras. A sala teve oportunidade de ouvir da sua boca o apreço que nutre não só pela nossa comunidade bem como pelo nosso país, que visitou no ano passado. Ouvimos assim algumas das suas histórias em Portugal pelo qual ficou apaixonado e espera voltar em breve.

O Dr. Mário Santos, presidente cessante da atual direção dirigiu-se aos presentes para agradecer a confiança que lhe tem sido depositada ao longo destes anos. Agradeceu ainda a todos os sócios e voluntários que graças a eles esta casa, passados 53 anos continua a ser um marco não só na vida da comunidade portuguesa, mas também em Winnipeg.

Depois de servido o bolo de aniversário aos presentes, e do café foi a vez do João Pimentel subir ao palco com a sua música. Como é hábito nos seus espetáculos as pessoas sentem-se impulsionadas para um pé de dança. Rapidamente a pista encheu-se de pares.

Assim se passou mais um aniversário, a qual só foi possível graças a todos os voluntários que trabalharam arduamente, sacrificando o seu tempo e família para que tivéssemos mais esta noite bastante agradável. A todos um obrigado e um bem-haja.
Associação Portuguesa de Manitoba
Há 53 anos a servir a comunidade

Reportagem:
Texto: Paulo Delgado
Fotos: Tony Soares
WINNIPEG WEATHER / METREOLOGIA