52 anos ao serviço da Comunidade Portuguesa

Reportagem: Paulo Delgado (Texto) - Carlos, Fátima Sousa e Paulo Delgado (Fotografias)
Comemorou-se no passado dia 3 o quinquagésimo segundo aniversário da Associação Portuguesa de Manitoba em Winnipeg. Com uma casa cheia de várias gerações de Portugueses, o Sr. José Dias Presidente da Mesa da Assembleia abriu a noite dando as vindas aos presentes e pedindo um minuto de silêncio pelos sócios que já não se encontram entre nós. O Padre Tiago tomou da palavra, tendo o Padre André feito a oração da noite.

Como vem sendo hábito nesta casa ao jantar a comida foi de qualidade e abundante. Agostinho Bairros, um dos sócios fundadores foi o mestre de cerimónias da festa. O Rancho Infantil abriu o programa de animação. O resto da noite esteve a cargo de Luís Salsa, José Cabral, João Vieira com Artur Vieira e Cristina tendo como convidado surpresa Sebastião Vieira, Hermano Silva e a terminar João Pimentel.


Dos convidados presentes faziam parte o Cônsul de Portugal em Manitoba, Paulo Jorge Cabral, Andrew Swan, Deputado Provincial, Sr. Mike Pagtakhan (Vereador na Câmara de Winnipeg Deputy Mayor), Cindy Gilroy (Vereadora na Câmara de Winnipeg),  Sr. João Paulo Melo (Presidente da Casa dos Açores), Sr. Luís Dias (Presidente da Banda Lira de Fátima), Sr. Filipe Alves (Presidente Casa do Minho), Sr. Pedro Correia (Presidente da Liga Combatentes Winnipeg), Sr. Walter Rodrigues (Presidente da Camara do Comércio), Sra. Maria do Carmo Cabral (Presidente Liga da Mulher), Dona Jocelina Guerra (Diretora do Jornal Mundial), Sr. João Cardoso (Realizador do Programa Português),  Sr. Paulo Bergantim (Presidente Luso Can) e por fim Sra. Fátima Sousa, Sr. Carlos Sousa e Sr. António Soares (CSP Vídeos).

Depois do jantar foi dada posse aos novos órgãos diretivos eleitos a 24 de fevereiro. Para a Assembleia Geral: Sr. José Dias (Presidente), Dra. Nancy Gonçalves (Vice-presidente), Sra. Maria José Correia (Secretária). Para o Conselho Fiscal: Sr. Alcides Almeida (Presidente), Sr. Albino Felizardo (Vice-Presidente), Sr. António Azevedo (Secretário). Para a Direção Dr. Mário Santos (Presidente), Sra. Fátima Carreiro (Vice-Presidente), Sr. Armindo Brás (Tesoureiro), Sr. Paulo Delgado (Secretário), Sr. Manuel Santos (Diretor da Sede), Sra. Arminda Domingos (Diretora da Cozinha), Sra. Geraldina Sousa (Diretora do Bingo), Sr. Luís Vicente (Diretor dos Bares e Segurança), Sra. Sónia Raulino (Diretora dos Ranchos), Sra. Dora Silva (Diretora da Acão Social), Sra. Ashley Gata (Diretora da Juventude), Sr. Diogo Costa (Diretor do Desporto), Sra. Fátima Carreiro (Diretora da Cultura), Sr. Luís Aguiar (Diretor do Som) e Dr. Mário Santos (Diretor do Parque) tendo como suporte a Sra. Zita Lopes(Diretora do Executivo.

Após cantar os parabéns á casa a nova Direção na pessoa do seu Presidente partiu o bolo de aniversário. Chegou, pois, a hora dos discursos, Kevin Lamoureux, MP; Andrew Swan MLA do West End; Cindy Gilroy Vereadora na Câmara de Winnipeg, enalteceram nos seus discursos a importância da Associação para a cidade, facilitando a integração ao longo destes 52 anos da comunidade portuguesa na cidade. De salientar que o discurso de Andrew Swan foi breve, mas inteiramente em português, demonstrando assim a importância da comunidade na sociedade de Winnipeg.

O Cônsul de Portugal em Manitoba, Paulo Jorge Cabral no seu discurso agradeceu há Associação o trabalho levado a cabo neste 52 anos de vida na promoção da cultura e tradições portuguesas. Voltou a convidar os presentes a visitarem Portugal que se encontra em franca recuperação após a crise.

Por fim o Presidente da Direção tomou a palavra, começou por agradecer aos presentes se terem juntado á festa destes 52 anos. Enalteceu o trabalho dos voluntários, e em especial aos sócios fundadores, pois graças a eles e há sua visão a APM é hoje o que é. Agradeceu aos artistas terem aceite o convite para participar neste aniversário, apresentou os dois novos membros da direção Dora Silva e Paulo Delgado. Voltou a apelar ás novas gerações para começarem a participar mais ativamente na vida desta casa. Passamos, pois, a transcrever a sua mensagem de boas vindas do programa que se encontrava em cima das mesas da sala.

“Caros Associados:

A força de vontade e o querer são próprios do ser humano que, contra tudo e contra todos, luta para ultrapassar as dificuldades que encontra no caminho dos seus objetivos. A vida, todas as vidas, estão repletas de exemplos. Como associados, tentamos dia a dia conseguir pequenas ou grandes vitórias, que nos animam nesta luta constante de viver. Desta luta, da vontade e do orgulho de ser português, de um punhado de pessoas nasceu esta nossa casa que, tem conseguido superar todos os desafios e que ao fim de 52 anos de existência a Associação Portuguesa de Manitoba continua bem viva e recomenda-se.

Nas últimas décadas o mundo evoluiu a uma velocidade alucinante, a própria comunidade portuguesa tem acompanhado essa evolução. Hoje mais do que nunca na era das tecnologias temos de perceber essa mudança e evolução e temos de caminhar juntos e adaptarmo-nos ás novas necessidades da comunidade. O ser humano é um ser solidário e não um ser solitário. Associar-se é, pois, um direito, diria mesmo um dever de todos nós para manter viva as tradições e cultura portuguesa.

Fazer anos é também tempo de agradecimentos e recordações. O dia de hoje é muito especial, só é possível graças aos visionários que há 52 anos se juntaram para criar este projeto, para eles o nosso muito obrigado. Um obrigado muito especial a todos os voluntários, presentes e passados que com o seu árduo trabalho, dedicação e espirito de sacrifício têm feito esta casa crescer e florescer. Sem eles grande parte do que somos e do que conquistámos não teria sido possível.  Por fim gostaria de agradecer a todas as Direções que passaram por esta casa e que a fizeram crescer.

Fazendo eu parte desta comunidade e desta Associação, não posso deixar de lançar o desafio, a todos, para que se envolvam e percorram connosco este caminho, sem medo do que é novo, cheio de luta e sobretudo de muita esperança no futuro. Esta casa é vossa.”

Double click the pictures to view photo gallery / Carregue na fotografias para ver reportagem fotográfica