Associação Portuguesa de Manitoba quer manter tradições nacionais naquela província canadiana.

Winnipeg, Canadá, 05 mar (Lusa) - A Associação Portuguesa de Manitoba (APM), fundada em 1966, ainda hoje permanece como um dos 'instrumentos' na promoção e divulgação da cultura portuguesa em Winnipeg no sul do Canadá.

"Começou como um ponto de encontro. Em 1966 havia poucos portugueses, e as famílias começaram a aumentar. Era necessário um ponto de encontro", explica à agência Lusa Mário Santos, o presidente da Associação Portuguesa de Manitoba.

O advogado de 63 anos de idade, natural de Fátima (Santarém), explicou que a APM, quando foi criada, visava manter as tradições, a língua portuguesa e costumes.

No Canadá desde os seus 16 anos, Mário Santos, já foi presidente daquela associação por 19 anos, 11 dos quais consecutivos.

"A minha história na associação teve início há 48 anos. Cheguei numa quinta-feira ao Canadá, a minha mãe e os meus irmãos, que já se encontravam em Winnipeg, estavam envolvidos na associação. Na sexta-feira já estava a ajudar a limpar a sede, pois no sábado havia um baile", contou o dirigente.

A Associação Portuguesa de Manitoba conta atualmente com cerca de mil associados, e foi fundada em 3 de março de 1966.

Além da sede social localizada na cidade de Winnipeg, a associação é também proprietária do Parque Desportivo e Recreativo Português, localizado em St. Laurent, localizado a 90 km a noroeste da Winnipeg, com 1,2 km2 de dimensão.

"É uma verdadeira aldeia portuguesa, que fica a apenas uma hora de Winnipeg. O parque tem sido desenvolvido com o trabalho voluntário dos colaborados aos fins de semanas, de verão ao inverno, muitas das vezes com 25 graus negativos", sublinhou.

Existem cerca de 35 mil portugueses e lusodescendentes na província canadiana do Manitoba, uma comunidade maioritariamente de origem açoriana.

Atualmente os portugueses estão bem integrados na sociedade canadiana, apesar de inicialmente identificarem-se mais com áreas relacionados com o setor da construção civil e coma área fabril.

"Hoje em dia temos arquitetos, advogados, professores, mecânicos, todas as diferentes profissões, empresários de grande sucesso, quer através de uma das maiores companhias de limpeza do canadá, quer no ramo da construção", enalteceu Mário Santos.

A Associação Portuguesa de Manitoba está a comemorar esta semana o seu cinquentenário.
Hoje, tem lugar nas instalações da coletividade, o Jantar de Gala da efeméride.

SEYM // PJA
Lusa/Fim
Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA EM BREVE / FOTOS OF THE EVENT AVAILABLE SOON
ARTIGOS RELACIONADOS
www.portugueseinmanitoba.com
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba, Canadá