Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
Associação Portuguesa de Manitoba

49º Aniversário

Reportagem: Agostinho Bairos (Texto)  Altina Sousa (Fotografias)

Uma vez mais a Associação Portuguesa de Manitoba celebrou o aniversário da sua fundação com um Jantar, realizado no passado dia 7 de Março. O aniversário deste ano foi especial por ter sido o Quadragésimo Nono e por ter sido abrilhantado pelo conjunto “Alvorada”.
Na Sala de Entrada estava uma exposição sobre os sócios fundadores, com fotos de casamento e outras tiradas há já vários anos. Soube bem recordar os tempos que já lá vão. Parte da exposição foi dedicada ao Sr. António Alves, conhecido como sócio número “Um”, falecido no passado dia 3 de Outubro. Era tradição o Sr. Alves proferir algumas palavras durante o jantar e recordar a noite em que o “grupo de Quinze” deu início a esta organização que tanto tem contribuído para a história e desenvolvimento da comunidade.
Um painel sobre o projeto “MEMÓRIAS” e outro com fotos de eventos da  história da APM completavam a exposição.
No momento de Ação de Graças o Reverendo Padre André Lico, pároco da Imaculada Conceição, falou sobre a missão da Associação e o quanto é importante que todos possam ser e sentir-se incluídos. A oração em inglês foi liderada pelo Reverendo Padre José Eduardo Medeiros.
O presidente da Mesa da Assembleia Geral, Sr. José Dias, deu as boas vindas em nome da Associação e em seguida realizou-se o Ato de Posse dos Corpos Gerentes, re-eleitos no Domingo anterior.
Foram também apresentados os embaixadores do Pavilhão de Portugal no Folklorama de 2015: Amanda e Steven Couto, Vanessa Rego e Austin Dudeck.
Ao celebrar este aniversário a Direção decidiu dar início a um ano de Festividades Especiais em preparação para o Quinquagésimo Aniversário que terá lugar no dia 3 de Março de 2016, culminando com um Jantar de Gala no dia 5.
O conjunto ALVORADA graciosamente aceitou o convite para atuar e fez um trabalho excelente. Principiou a sua atuação cantando “ Parabéns/ Happy Birthday” à Associação enquanto se apagavam as velas do lindo bolo de aniversário.
Os elementos do conjunto fazem parte da história da Associação e da Comunidade. Cristina Machado, mais conhecida por Cristina Pires, principiou a participar em festas da Associação poucas semanas depois de chegar ao Canadá e continua a nos encantar com a sua voz pura e vibrante. A mãe da Cristina, Sra. Maria Pires, que reside em Portugal, veio a Winnipeg de propósito para estar com ela nesta ocasião.
João Vieira principiou a tocar e a cantar ainda muito jovem e, tal qual o bom vinho, está cada vez melhor. Com um reportório bem preparado guiou-nos num passeio musical tendo prestado homenagem ao nosso amigo Cezílio de Almeida, de saudosa memória, que muito contribuiu para a vida cultural da Associação e comunidade. Artur Vieira. Evaristo Medeiros e José Sousa são veteranos da música e dão ao conjunto um contributo precioso.
O jovem Michael Fernandes é o outro elemento do conjunto e uma inspiração para os jovens da segunda e terceira geração. Filho de João Vieira e de Isabel Fernandes, o Michael é neto, por um lado, do ex-presidente da APM, Sr. Fernando Fernandes e da Sra. Luísa e, pelo outro, do Sr. José Santos Vieira e da Sra. Arminda das Neves Vieira que, de visita a Winnipeg, se encontrava presente com vários membros da sua família. O Michael não só toca mas também canta em português e em inglês e a todos encanta com o seu talento e personalidade.
Sim, o Alvorada foi, sem dúvida, o conjunto ideal para abrilhantar esta noite muito especial. O conjunto teve a linda ideia de convidar o Sr. Lelo Santos para os acompanhar na interpretação de alguns números, e de mencionar a história da guitarra que tendo sido a primeira do Lelo, hoje, depois de reparada, vibra nas mãos do Michael.
Durante o Jantar usaram da palavra alguns convidados, entre eles o Consul de Portugal, Sr. Paulo Cabral, o membro do Parlamento Kevin Lamoreaux, o Vice-Presidente da Câmara de Winnipeg, vereador Mike Pagtakhan e o presidente da Direção da Associação, Dr. Mário Santos, que agradeceu a presença e obra dos fundadores; o serviço dos voluntários e a participação de todos os presentes, incluindo os representantes das organizações da comunidade.
A noite conclui com dança ao som do Alvorada.