100 ANOS DE VIDA!!! Poucos são os que conseguem atingir esta meta.

Texto: Agostinho Bairos - Fotografias: Fátima Sousa
No passado dia 5 de Fevereiro um membro da nossa comunidade, residente no Lar Santa Isabel, atingiu a linda idade dos 100 anos. Nascido na ilha de Santa Maria, Açores, freguesia de Santo Espírito, no dia 5 de Fevereiro de 1918, António Tavares de Braga, aos 39 anos, deixou a esposa e seis filhos que nessa altura tinha e veio para o Canadá a fim de garantir um futuro melhor para os seus.

Trabalhou vários anos nos caminhos de ferro e em 1963 a família veio juntar-se a ele, fixando residência em Winnipeg.

No Domingo, dia 4 de Fevereiro, véspera do grande dia, António, rodeado das filhas, filhos, genro, noras, netos [11] e bisnetos [7] acolheu os residentes do Lar e um grande número de amigos para juntos celebrarem este grande acontecimento.

O Cônsul de Portugal em Manitoba, Sr. Paulo Jorge Cabral, acompanhado de sua esposa, Dona Maria do Carmo, saudou o aniversariante e leu a carta enviada por sua excelência o Sr. Embaixador de Portugal no Canadá, Dr. José Fernando Moreira da Cunha.
Estiveram  também presentes o Rev. Padre André Lico, pároco da Imaculada Conceição e a irmã Karina da Comunidade Missionária Providência Santíssima assim como a diretora do Mundial, Dona Jocelinda Guerra.

O Núcleo dos Combatentes esteve presente na pessoa do seu presidente, Sr. Pedro Correia, e vários membros [ver artigo por Dona Maria José Correia página 6]

O Presidente da Casa dos Açores, Sr. João Paulo da Graça Melo, vizinho do aniversariante em Santa Maria e grande amigo desde longa data, também esteve presente na companhia de sua esposa Dona Fátima Melo.

Foram muitas as mensagens, cartões e ofertas recebidas. Sua Santidade o papa Francisco enviou uma especial benção apostólica. Sua Majestade a Rainha Isabel I; as suas representantes Sra. Julie Payette, governadora-geral do Canadá, e Sra. Janice Filmon, Vice-governadora de Manitoba assim como o primeiro ministro, Justin Trudeau, e outras entidades enviaram mensagens dando parabéns ao aniversariante.

Tudo isto foi muito apreciado pelo Sr. Braga mas o que o sensibilizou mais foi a presença de tantos familiares e amigos. Seu sobrinho, Horácio Fontes e esposa, Marsha, vieram de Cambridge, Ontário e sua neta, Sandra Correia Letendre, esposo e filho de Edmonton para participar na festa de aniversário que teve lugar na Sala de Convívio do Lar Santa Isabel.

O Sr. António de Braga, que se encontra no perfeito uso de suas faculdades, continua a ler assiduamente os jornais e a seguir religiosamente os acontecimentos diários através da RTP e outros canais da televisão. Através do Mundial ele agradece, reconhecido, a todos quantos o honraram com a sua presença neste dia tão importante de sua longa vida e pela amizade que lhe dedicam.
Double click na fotografias para ver reportagem fotográfica