Casa dos Açores - Projeto Cidades Irmãs – 2.º Jantar de Angariação de Fundos

Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto)
Fotografias Cortesia de C.S.P.V por Tony Soares
25.Março.2017


Na sequência da viagem que Mike Pagtakhan, Vereador Municipal da cidade de Winnipeg efetuou aos Açores no verão de 2015, e no âmbito do acordo de geminação (cidades irmãs) entre a cidade de Winnipeg, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e o Município de Vila do Porto, realizou-se no passado dia 25 de março, a 2.ª edição de um jantar de angariação de fundos no sentido de ajudar duas organizações de solidariedade social respetivamente em Santa Luzia de Angra do Heroísmo e Vila do Porto, em Santa Maria.

Organizado por Mike Pagtakhan em colaboração com o Consulado de Portugal desta cidade e com a Casa dos Açores de Winnipeg, o evento teve lugar na sede desta organização, com um jantar muito requintado, preparado e servidos pelos voluntários desta Casa, aonde se juntaram, o Ministro Ron Schuler do governo da Província de Manitoba, Deputados Provinciais Dr. John Gerard e Cindy Lamoureux, vereadores municipais, Cyndy Gilroy, John Orlikow e Jason Schreyer, Presidentes e Representantes de Organizações Portuguesas e Igreja da Imaculada Conceição, membros da comunicação social portuguesa, várias organizações canadianas e de vários grupos étnicos.

O programa foi apresentado por Mike Pagtakhan, que se encarregou de dar as boas-vindas, anunciou os convidados e os patrocinadores do evento.

Foram convidados a discursar o Ministro Ron Schuler, MLA Cindy Lamoureux, vereadora municipal  Cyndy Gilroy, o próprio Mike Pagtakham, João Paulo Melo, Presidente da Casa dos Açores e Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba.

Na parte do entretenimento associaram-se a este evento o Grupo Métis “Norman Chief Memorial Dancers, chefiado pelo ex-ministro Kevin Chief, o mui conceituado cantor lírico Paul Kelvin Ong, o Grupo Africano UmunnaIgbo Association de Manitoba, o Rancho Folclórico “Aldeias de Portugal” da Casa do Minho, os Grupos Folclóricos da Casa dos Açores, respetivamente "Ondas Azuis", “Ilhas de Bruma” “Memórias da Nossa Terra”, e o cançonetista Hermano Silva, encarregado de abrilhantar o baile.

O objetivo da angariação dos fundos naquela noite que seriam a favor de um projeto da Junta de Freguesia de Santa Luzia de Angra, liderado pelo seu atual presidente José Santos, para ajudar as crianças daquela freguesia no programa de centro de dia, fornecendo refeições e atividades diárias às mais carenciadas como também apoio de estada após escola para que os pais possam trabalhar.

Em Vila do Porto o poio será dado ao Lar de Idoso daquela Vila que está no processo de ampliar as suas instalações para acolher utentes paraplégicos para que os pais possam usufruir as mesmas instalações com os filhos, e assim dar apoio mais direto da família.

Também dentro do mesmo acordo de geminação com a cidade de Ponta Delgada, existe a possibilidade de construir em Winnipeg uma réplica das “Portas da Cidade”, sendo parte dos fundos deste evento e outros eventos a organizar para o transporte de materiais para a construção do referido monumento.

O serão terminou com um sorteio de uma viagem aos Açores patrocinado pela Sata – Azores Airlines, e o sorteio do “Silent Auction”
Double click the picture to view photo gallery by CSVP
Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica de CSVP
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba
www.portugueseinmanitoba.com