Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
Padre José Eduardo Medeiros celebra 25 anos de ordenação sacerdotal

Reportagem: Paulo Jorge Cabral (Texto) - Claudia Moniz e Fátima Sousa (Fotografias) - 2016-02-20

Em 2 de fevereiro findo, foi o dia que o Padre José Eduardo Viveiros Medeiros completou 25 anos de sacerdócio, e no passado dia 20 de fevereiro celebrou em Winnipeg o Jubileu de Prata de ordenação sacerdotal, e não quis deixar passar esta data importante sem regressar à comunidade que acarinhou durante 16 anos.

A celebração reuniu muitos fiéis, com a igreja da Imaculada Conceição repleta de paroquianos, membros da comunidade portuguesa, paroquianos de São Paulo e Santa Ana, sua mãe e irmãs que se deslocaram dos Estados Unidos e São Miguel, Açores, Paulo Jorge Cabral, Cônsul de Portugal em Manitoba, vários representantes de organizações comunitárias, muitos familiares e amigos.

A Eucaristia festiva foi presidida pelo próprio aniversariante, concelebrada por vários sacerdotes, entre eles o Monsenhor Jamison, Vigário Geral da Arquidiocese de Winnipeg, Padre André Lico e Padre Tiago Coloni.

No final da celebração o Padre André Lico, em nome da comunidade paroquial da Imaculada Conceição, homenageou o Padre José Eduardo, que por sua vez também agradeceu a presença de todos, a comissão organizadora do evento e a Banda Lira de Fátima que atuou durante a celebração religiosa.

Após a missa realizou-se o jantar de homenagem no salão nobre da Igreja da Imaculada Conceição, aonde participaram quatro centenas e pessoas, que ao chegaram ao salão foram presenteados por um excelente concerto pela Banda Lira de Fátima.
A apresentação do evento esteve a cargo de Agostinho Bairos, que deu as boas-vindas aos convivas, e de imediato convidou o Padre José Eduardo e Padre André Lico a proferiram a oração de Ação de Graças.

De seguida foi servido o jantar estilo bufete, e após este, foi chamado ao palco o Presidente do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes, Pedro Correia, que conjuntamente com Albino Felizardo presentearam o aniversariante com uma placa comemorativa, homenageando-o pelo contributo ao Núcleo na capacidade de seu capelão.

O serão terminou com o corte do bolo de aniversário.

“A Igreja e seu ministério são elementos da minha vida que levo muito a sério e nos quais tento trabalhar com grande diligência, especialmente na implementação de vida e ensinamentos de Jesus Cristo através da visão proposta pelo Concílio Vaticano II, e como essa experiência é traduzida dentro do contexto da vivência do nosso atual quotidiano”, afirmou o Padre José Eduardo Medeiros.

“Tento estar aberto a novas ideias que beneficiem a Igreja e o viver do Evangelho de Jesus Cristo. Estou interessado em fazer tudo o possível para melhorar a imagem da Igreja e vida Cristã. Para mim, é importante estabelecer e manter uma boa relação pessoal ou de trabalho entre o Bispo, Clero e Povo de Deus”, salientou o Padre José Eduardo Medeiros, ao adiantar que, se na Igreja uma boa relação é mantida entre esses três níveis de liderança, então também poderemos evidenciar uma possível relação que venha a beneficiar cada um dos três grupos. Para mim, esse tipo de relação contribui para uma atmosfera de confiança e inovação.
“A Igreja de hoje necessita uma maior credibilidade, e isso eu acredito que só será possível quando houver um maior envolvimento entre todos os membros de cada Igreja local. Acredito que somente através de uma colaboração “aprendida”, cada Igreja local encontrará novos princípios de um Evangelho vivido, o qual trará realização e riqueza espirituais”, concluiu o Padre José Eduardo Medeiros.

Padre Dr. José Eduardo Viveiros Medeiros, nasceu na freguesia de Mosteiros, concelho de Ponta Delgada, São Miguel, Açores, aos 12 anos ingressou no Seminário Menor de Ponta Delgada, tendo dois anos depois emigrado com sua família para Fall River Massachusetts, Estados Unidos da América, aonde completou os seus estudos liceais.

Após o Liceu incorporou-se no exército dos Estados Unidos, obtende a especialidade em Oftalmologia e Optometria, aonde se manteve até 1980, ano que ingressou no Seminário de St. John’s em Brighton, Massachusetts, onde começou seus estudos em Filosofia. Depois de um ano decidiu entrar na Ordem de Frades Menores Conventuais, Província Santo António de Pádua, EUA.
Iniciou o noviciado com os Frades em 1981 em Ellicott City, Maryland, e passou a estudar Filosofia no Colégio St. Hyacinth e Seminário de Granby, Massachusetts, onde recebeu seu Bacharelato em Filosofia com especialização dupla em Inglês e Francês. Depois de ensinar um ano no Liceu Cardinal O'Hara, em North Tonawanda, Nova Iorque, onde ensinou Inglês e Espanhol. Completou os estudos teológicos no St. Anthony no Hudson, em Rensselaer, Nova Iorque e no Instituto União Teológico, em Washington, DC, onde recebeu seu diploma de Mestrado em Estudos Teológicos. Enquanto em Washington, e durante seu terceiro ano de Teologia, Padre José Eduardo também administrou uma paróquia Portuguesa.

Padre José Eduardo, foi ordenado sacerdote em 2 de fevereiro de 1991 em Brooklyn, Nova Iorque, onde ministrava com a Comunidade de língua espanhola. Após a sua ordenação foi designado a ministrar em vários lugares nos Estados Unidos e em Portugal, tais como paróquias de língua espanhola e portuguesa. Entre muitos cargos, exerceu o de Diretor Vocacional em Portugal, secretário de Educação Religiosa de jovens e adultos na Diocese Fall River em Massachusetts, desempenhou o cargo de jornalista numa agência de publicações Franciscanos UN, nas Nações Unidas.

Depois de paroquiar em Lomba da Maia e Ribeira Funda em São Miguel (1995 a 1999), Padre José Eduardo foi transferido para Winnipeg, onde começou o seu ministério trabalhando com a Comunidade Portuguesa desta cidade, sendo nomeado Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, bem como Reitor da Ouvidoria do Norte Winnipeg - Interlake. De agosto de 2010 a julho 2015, também em Winnipeg foi pároco na Paróquia de São Paulo O Apóstolo, assumindo durante esse tempo, e em simultâneo o cargo de pastor da paróquia de St. Ann, Reitor da Ouvidoria do Centro de Winnipeg, bem como capelão do Centro Deer Lodge, do Núcleo de Winnipeg da Liga dos Combatentes e Cavaleiros de Colombo, Concelho 11000 Santo Condestável.
Padre José Eduardo Medeiros ingressou a 13 de maio de 2015 na Comunidade Missionária Providência Santíssima, com sede em Mococa, Estado de São Paulo, Brasil.