Double click in the above links to view photo gallery

Clique nos links acima para ver reportagem fotográfica completa
FESTAS DO SENHOR SANTO CRISTO DOS MILAGRES. (Winnipeg, Canadá)

Texto de Paulo Jorge Cabral - 2015-05-10
Fotografias: Dela Silva, Altina Sousa, Angélica Moniz e Carlos Sousa


A par da sua congênere de São Miguel, realizaram-se em Winnipeg nos passados dias 9 e 10 de Maio na paróquia da Imaculada Conceição as Festas em Honra do Senhor Santo Cristo do Milagres.

Antecedente às festas realizou-se o Tríduo preparatório, que este ano contou com a participação de D. Davide Dias Pimentel, natural dos Açores e Bispo de São João da Boa Vista, que se deslocou do Estado de São Paulo, Brasil para presidir às referidas festividades.

No sábado (9) pelas 16.00 horas, numa tarde primaveril com sol e um pouco fria, realizou-se a tradicional mudança da Imagem do “Ecce Homo” acompanhada por muitos fiéis e pela Banda Filarmónica Lira de Fátima, que percorreu o quarteirão envolvente ao complexo da Imaculada Conceição, seguindo-se missa solene presidida pelo referido Bispo D. Davide Dias Pimentel, coadjuvado pelos Padres André, José Eduardo e Alexandre Baldo.

Após o serviço religioso, no salão de festas deu-se início ao arraial com concerto pela Banda Lira de Fátima a atuação dos cançonetistas locais Jordan Correia, Luís & Susie Salsa e João Pimentel, que além de sua intervenção abrilhantou o baile.

No domingo (10) pelas 15 horas realizou-se a missa solene concelebrada pelo Arcebispo de Winnipeg D. Richard Gagnon e pelo Bispo D. Davide Dias Pimentel, seguindo da tradicional procissão que percorreu as ruas confinantes à igreja da Imaculada Conceição, numa tarde fria muito nublada.

Participaram nesta procissão muitos fiéis, o clero supra referido, o Cônsul de Portugal em Manitoba, Paulo Jorge Cabral e esposa, representações de várias organizações comunitárias, acompanhadas pelos seus presidentes e diretores, como diversos grupos leigos associados à paróquia da Imaculada Conceição.

A par do que aconteceu na noite do dia anterior o arraial contou novamente com atuação de Jordan Correia, Luís e Susie Salsa, exibição do rancho folclórico “Memórias da Nossa Terra” da Casa dos Açores e “Mocidade” da Associação Portuguesa de Manitoba, concerto pela Banda Lira de Fátima, e atuação do artista cabeça de Cartaz João Pimentel.

A apresentação do programa esteve a cargo de Agostinho Bairos.