Double click in the pictures to view photo gallery

Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica completa
FESTAS DO SENHOR SANTO CRISTO DOS MILAGRES.

Reportagem: Paulo Jorge Cabral - 2014-05-25
Fotografias: Dela Silva

Tiveram lugar nos dias 24 e 25 de Maio na paróquia da Imaculada Conceição de Winnipeg as Festas em honra do Senhor Santo Cristo do Milagres, na mesma altura da sua congénere de Ponta Delgada.
Precedente às festas realizou-se o Tríduo preparatório, que este ano contou com a participação do Padre Dr. Helder Miranda Alexandre, Reitor do Seminário de Angra do Heroísmo, que se deslocou dos Açores para presidir às referidas festividades.
No sábado (24) pelas 16.30 horas, altura que houve um pequeno interregno da chuva torrencial que assolou a cidade de Winnipeg naquela tarde quente de primavera manitobana, realizou-se a tradicional mudança da Imagem do “Ecce Homo” acompanhada por muitos fiéis e pela Banda Filarmónica Lira de Fátima, que percorreu apenas o parque de estacionamento adjacente à igreja da Imaculada Conceição, seguindo-se missa solene presidida pelo referido Padre Helder Alexandre, coadjuvado pelos Padres André Lico e José Eduardo Medeiros.
Após o serviço religioso, no salão de festas deu-se início ao arraial com a atuação do cançonetista local Jordan Correia, concerto pela Banda Lira de Fátima, exibição do rancho folclórico da “da Casa do Minho, e intervenção do conjunto musical local “Alvorada”
No domingo (25) pelas 15 horas realizou-se a missa solene presidida pelo Padre Helder Alexandre, concelebrada pelos Padres José Eduardo Medeiros e André Lico seguindo da tradicional procissão que percorreu as ruas adjacentes à igreja da Imaculada Conceição, numa altura que o sol pairou sobre a cidade, depois de um dia cheio de aguaceiros.
Participaram nesta procissão muitos fiéis, membros do clero, o Cônsul de Portugal em Manitoba, Paulo Jorge Cabral e esposa, representações de várias organizações comunitárias, acompanhadas pelos seus presidentes e diretores, como diversos grupos leigos associados à paróquia da Imaculada Conceição.
A par do que aconteceu na noite do dia anterior o arraial contou novamente com atuação de Jordan Correia, concerto pela Banda Lira de Fátima, desta feita com exibição do rancho folclórico “Memórias da Nossa Terra” da Casa dos Açores, e atuação do conjunto “Alvorada”
A apresentação do programa esteve a cargo de Agostinho Bairos.