Festas em Honra de Nossa Senhora de Fátima em Winnipeg

Reportagem de Paulo Jorge Cabral - Claudia Moniz e Fátima Sousa (Fotografias)
2016-05-13


Na noite gélida do passado dia 13 de Maio, celebrou-se em Winnipeg as festas em honra de Nossa Senhora de Fátima, que tiveram lugar na Paróquia da Imaculada Conceição.

A festa de Nossa Senhora de Fátima reuniu muitos fieis e devotos numa missa solene presidida pelo Padre Tiago Coloni, concelebrada pelo Padre André Lico, no ano que se comemora 99 anos da primeira aparição.

Depois da celebração da missa a congregação incorporou-se na procissão de velas que percorreu as ruas adjacentes à igreja, acompanhada pelos acordos musicais da Banda Lira de Fátima, alternando com a entoação do Terço.

Ao recolher da procissão os fiéis congregaram-se novamente na igreja para a bênção final e despedida à Virgem de Fátima, aonde foram acenados lenços brancos, ao som da Banda Lira de Fátima.

Seguia-se uma confraternização no salão secundário de festas da Igreja, em que foi servido vários aperitivos, doçaria variada, chá e café.

No dia 13 de Maio de 1917, três crianças, Lúcia dos Santos com 10 anos, Francisco Marto de 9 anos e sua irmã Jacinta Marto, de apenas 7 anos, afirmaram ter visto "...uma senhora mais branca que o Sol" sobre uma azinheira de um metro ou pouco mais de altura, quando pastoreavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, lugar de Aljustrel, Freguesia de Fátima, concelho de Ourém.

Lúcia via, ouvia e falava com a aparição, Jacinta via e ouvia e Francisco apenas via, mas não a ouvia.

As aparições repetiram-se nos cinco meses seguintes e seriam portadoras de uma mensagem ao mundo.

Os relatos destes acontecimentos foram redigidos pela Irmã Lúcia a partir de 1935, em quatro Manuscritos, habitualmente designados por Memórias I, II, III e IV
portuguese
inManitoba.com
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba, Canadá