Double click the pictures to view photo gallery
Clique na fotografias para ver reportagem fotográfica de
Noite de Carnaval na Casa dos Açores

Reportagem: Isabel Almeida (Texto) - Fátima Sousa (Fotografias) - 25.FEV.2017

No passado sábado, dia 26 de Fevereiro, comemorou-se o Carnaval na Casa dos Açores. Como acontece todos os anos, esta é uma noite de muita alegria onde, quer criancas, quer adultos participam na animação.

Um dos grandes objectivos da Casa dos Acores é manter viva a tradição do seu povo. Assim, a noite comecou com a actuação do ranchos folclorico Ilhas de Bruma, onde actuam as criancas seguido do racho Memorias da nossa Terra, onde dançam os adultos. Este grupo fez também a apresentação da dança dos Cadarços, uma tradição de Carnaval que se realiza todos os anos nesta Casa.

A noite continuou com a Surpresa da Noite, um grupo de senhoras, entre elas Anália Sousa, Isabel Almeida,  Lais Costa, Monica Brito, Nélia Medeiros e Stefanie Aguiar, que se mascararam a rigor e dançaram uma musica bem animada do panorama Português, cantada pelo Hermano Silva.

Após o intervalo, assistiu-se à estreia de Mar Salgado, um Grupo Cultural que está a dar os primeiros passos na nossa Comunidade e que nos apresentou as Conversas do Corisco, compostas por varios momentos teatrais. A primeira parte desta actuação ficou a cargo de Lelo Santos, Jose Luis Delgado, Vera Lopes e Paulo Delgado, que para alem de actor é também o Presidente deste Projecto.

O expoente máximo desta noite foi protagonizado pelas crianças, com a Marcha a Nova Direção, escrita por Fatima Andrade.. Esta Marcha teve como ensaiadoras Lais Costa e Stephanie Aguiar, como puxadoras Katia Hill e Matilde Almeida e como dançarinos: Danica Calisto, Filipe Silveira, Melissa Carreiro, Nuno Costa, Zara Calisto, Tony Medeiros, Aliyah Coquete, Sam Carreira, Mikaela Shlafman, Guilherme Ávila, Tatyanna Hill, Martim Costa, Arianna Calisto, Afonso Almeida, Carolina Avila e David Shlafman.
 
A noite continuou com a actuação, mais uma vez de Mar Salgado que apresentou mais alguns momentos de teatro, que estiveram a cargo de Isabel Almeida, José Almeida, Lucille Braga, Rita Mota e Hugo Gonçalves.  A adesão do publico foi fantástica.

A tradição do Carnaval cumpriu-se assim uma vez mais na Casa dos Açores, com  muita animação, boa comida e malassadas.
O Site da Comunidade Portuguesa de Manitoba
www.portugueseinmanitoba.com