New York Portuguese Short Film Festival em Winnipeg

Reportagem de Isabel Almeida - 15.JUN.2017

Pela primeira vez em Winnipeg, o New York Portuguese Short Film Festival, trouxe a cidade uma noite de cinema em Português, com legendas em Inglês para quem não domina a Língua Portuguesa.

O evento realizou-se na Millenium Library, no passado dia 15 de junho e foi apresentado pelo grupo cultural Mar Salgado, em colaboração com o Art Institute de Toronto, o Instituto Camões e o Consulado de Portugal. Teve como patrocinadores Mike Paghtakhan e H5 Architectures.

Esta edição do NYPSFF contou com a presença de várias pessoas da comunidade portuguesa e não so, entre eles Paulo Cabral, Cônsul Honorário de Portugal e Mike Paghtakan, City Councillor. Teve como apresentadores Hugo Gonçalves e Milu Simões.

O NYPSFF é um festival de curtas-metragens que se realizou pela primeira vez em New York e Lisboa, em simultâneo, no ano de 2011. Tem percorrido cerca de 15 países e 29 cidades. Winnipeg faz agora parte do mapa deste festival cujo principal objectivo é divulgar e promover o trabalho de jovens realizadores portugueses.

Apresentado ao final da tarde, o evento contou com 11 curtas metragens: Carga, A Instalação do Medo, Foi o Fio, Tu, O Entalhador, Quarto em Lisboa, Um Dia Longo, Manuel, Alvanéu, The Amazing Ordinary Man, Ribbon Tooth. Os convidados tiveram ainda a oportunidade de saborear alguns petiscos portugueses como pastéis de nata, rissóis, pasteis de bacalhau entre outros.

Foi assim, mais uma noite onde se pode vivenciar a cultura portuguesa e com a promessa de, para o próximo ano, ter de volta o NYPSFF e mais eventos desta natureza.